SINOPSE:
“Ele é o tempo, por quaisquer noções temporais, em Si mesmo”. (Agostinho) A história está sendo feita a cada dia, por nós e sobre nós. As perguntas que fazemos aos mortos, somente nós mesmos podemos responder. Não é um estudo de antiquário, embora trate muito do passado, pois a melhor vida do passado é o nosso presente. O passado de que falamos é apenas a infância de nossa própria vida, de cujo progresso nos orgulhamos. Conhecer esta vida mais plenamente é o objeto da pesquisa histórica. Dizem que o “passado está morto”. O senado de Roma sobrevive; a igreja romana está em nosso meio; o município romano é o nosso município; os homens organizam-se como antigamente; lei e governo são antigas instituições; a justiça civil é uma evolução; a família é mais velha do que Abraão. O presente é velho e o passado é o registro da juventude. Assim, nossa vida anterior continua até o presente. Mudou um pouco na forma e na força, mas ainda é a mesma. A história constantemente deve ser reescrita. Na reescrita, novos tipos de história aparecem com novas ou alteradas ênfases. Com a evolução do conhecimento, o passado parece diferente para nós e descobrimos que o que parecia adequado tem que ser revisado. Podemos admitir, portanto, que a história, ou o que quer que seja, é de qualquer forma uma espécie de conhecimento humano. Todo conhecimento indica uma aproximação de uma representação adequada para os objetos e não mudanças em seu próprio caráter. Os eventos começam e terminam; homens nascem e morrem; eventos e homens desaparecem no passado de uma maneira e ordem inalteráveis. Mas não é o seu desaparecimento que constitui a existência deles no tempo, mas a sua história. A criança torna-se um homem apenas deixando de ser uma criança. A história humana é humana apenas na história. As esperanças e medos, as aspirações, a sabedoria e a loucura do homem compreendidos apenas à luz de sua carreira. Só as almas das crianças e dos grandes artistas podem agora ouvir os ecos deste mundo há muito esquecido, da humanidade nascente, mas que ecoa, não raramente, na natureza resiliente, em um meio onde o espírito da cultura madura ergueu-se implacavelmente em torno do indivíduo.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro História Intelectual de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro História Intelectual de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro História Intelectual
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: