Livro: "HISTÓRIAS DE VIDA DE UM DIPLOMATA"
SINOPSE:
Quando ele morreu, eu estava no exterior, e voltei a vê-lo junto com meus irmãos e minha mãe, um dia antes de sua morte. Ele estava esperando todos chegarem para partir.
Ganhei o melhor presente da minha vida quando descobri, após seu falecimento e da minha Vovó Maria, que ela havia guardado, espalhadas pela sua casa, as cartas que papai lhe escrevera ao longo de sua carreira diplomática, praticamente todo mês. Eu me recordo desse tempo da minha infância em que via meu pai escrevendo essas cartas, mas nunca imaginava que um dia as leria. Foi através delas que o conheci realmente.
Ele era um homem bom, preocupado com a felicidade da família e buscando sempre o nosso bem–estar. Olhava para o nosso futuro e buscou ajuda para nos amparar nos momentos mais difíceis. Era muito agradecido à minha avó, que fez muito por ele ao longo da vida em que viveram só os dois, pois meus avós só viveram juntos até meu pai completar 8 anos. Ele só voltou a ver o pai quando já aposentado no Brasil em 1977, e nunca mais a família teve contato com meu avô.
Ao mesmo tempo, foi um profissional dedicado e reconhecido pelos seus superiores ao longo de sua carreira diplomática, que foi curta, mas bastante intensa. Suas atividades eram bem amplas e iam desde escrever discursos dos políticos brasileiros que visitavam seu posto no exterior, como coordenar o projeto da construção da chancelaria em Washington D.C., até se dedicar à divulgação de artistas brasileiros no exterior. Mamãe tinha muito orgulho dele. Me lembro que os olhos dela brilhavam quando comentava suas realizações. E sei que ela foi a pessoa que mais sofreu ao vê-lo encerrar tão rápido uma carreira tão bonita.
Era um homem sério, mas ao mesmo tempo bastante sensível. A arte o completava. E isso eu presenciei em determinados momentos da minha vida, mas de forma mais intensa durante minha adolescência em Winnetka, Illinois, onde morávamos quando ele serviu como Cônsul-Geral do Brasil, em Chicago. Lá, enquanto eu cursava o high school, via-o revitalizar novos estilos de quadros de arte moderna.
As cartas não só me ajudaram a conhecê-lo mais profundamente, como também a apreciar, ler e poder refletir sobre a sua visão dos acontecimentos que vivenciamos durante nossa vida no exterior. Ao lê-las, tudo me veio novamente à memória. Guardei-as em arquivo protegido e depois escaneadas, por quase 20 anos. E me perguntava como poderia compartilhar toda essa riqueza de sua vida profissional e artística e da família de Almeida Cunha. Não quis deixar essa riqueza se dissipar, e foi então que surgiu a ideia do livro.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro HISTÓRIAS DE VIDA DE UM DIPLOMATA de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro HISTÓRIAS DE VIDA DE UM DIPLOMATA de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro HISTÓRIAS DE VIDA DE UM DIPLOMATA
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- PEDRA Imagens Grátis 2 BEIZ images – Fotos Grátis
- Cenografia brasileira: Notas de um cenógrafo (Edição bilíngue)
- Terra Esquecida
- GRAVE SUA GUITARRA EM CASA: APRENDA COMO GRAVAR EM 30 MINUTOS
- De Quina (Palavra Crua)
- Cinematografia, Expressão e Pensamento
- Design e desenvolvimento: 40 anos depois
- BALAS DE POESIAS: (SÓ PRA NÃO ENJOAR)
- A rua não, espera
- Mapas, Fauna e Flora (Ilustrações do Brasil Quinhentista Livro 1)
- BRANQUITUDE, MÚSICA RAP E EDUCAÇÃO: Compreenda de uma vez o racismo no Brasil a partir da visão de rappers brancos
- DIREITO AUTORAL DA OBRA DE ARTE