Livro: "Imagem e Transparência: a episteme contemporânea de um corpo virtualizado"

SINOPSE:

Esta tese tem como objeto de estudo o corpo como uma realidade discursiva. Trata-se de uma pesquisa que busca conhecer os discursos que definem as condições de possibilidade de emergência da virtualização do corpo como uma nova episteme. Partiu-se da hipótese de que o corpo anatômico, tal como foi constituído pelos discursos e práticas médicas por Foucault, sofre mudanças com os processos de virtualização. A virtualização desterritorializa as referências espaço-temporais, conforme Pierre Levy, colocando em questão a lógica anatomopatólica. Buscou-se compreender, em que medida o corpo virtualizado se diferencia da experiência de corporeidade anatomopatológica. Investiga-se a transparência do corpo como marca da virtualização. A transparência é compreendida aqui como uma intensificação da visibilidade, propiciada pelos aparelhos tecnológicos aplicados à medicina (Levy, 1996/2009; Chazan, 2003; Ortega, 2006; Tucherman, & Saint-Clair, 2008). Nosso estudo seguiu pela via das tecnologias imagéticas na clínica médica para pensar questões do contemporâneo, levando-nos a situar os fundamentos do corpo-transparente e a pensar na transparência como extensiva a outros domínios da vida em sociedade. Realizamos assim, uma genealogia em que o corpo foi analisado nos discursos médicos, nas produções fílmicas e nas redes sociais, constituindo-se como práticas, saberes e normas, ou seja, testemunhos dessa nova discursividade que o caracterizam na contemporaneidade. Conclui-se que, na contemporaneidade, é a imagem que fundamenta o corpo, considerando que ainda vigora o sentido da visão, mas que se torna predominantemente um olhar que ver o corpo através de, por meio de, portanto, privilegiado no que a imagem produz. Sendo, por isso, uma nova forma de organizar o visível-invisível que age por meio dos processos de virtualização, em que o anteparo do aparelho, da tela se estabelece como forma de estarmos, existirmos, pensarmos e nos comunicarmos.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Imagem e Transparência: a episteme contemporânea de um corpo virtualizado de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Imagem e Transparência: a episteme contemporânea de um corpo virtualizado de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Imagem e Transparência: a episteme contemporânea de um corpo virtualizado

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: