SINOPSE:
Este guia aborda vários pontos essenciais para reflexão e criação de novos paradigmas no processo ensino-aprendizagem de inglês, em escolas de ensino regular, principalmente, com alunos surdos e ouvintes que compartilham simultaneamente a mesma sala de aula.Para sua confecção foram utilizadas: pesquisa acadêmica em bancos de dados online e, também, pesquisa empírica a partir da aplicação da oficina “Multilinguismo: que universo é esse?” realizada em espaços formais e não formais, destinados a discentes, docentes e público em geral das instituições visitadas pelo Museu Itinerante de Neurociências (MIN), parte integrante do Museu de Neurociências (MN) durante os anos de 2017 e 2018.Visamos informar, conscientizar e contribuir para mudanças da cultura de pensar a sala de aula de inglês com surdos e ouvintes, considerando a aplicação das interfaces: Português/Inglês, Português/Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Inglês/Língua Americana de Sinais (ASL do inglês American Sign Language), favorecendo oportunidades de aprendizagem para os alunos, partindo-se dos princípios ideais de um desenvolvimento pleno para todos.Delineado por um processo de metaconstrução, ancorado por tecnologias digitais, o conteúdo traz recortes da dissertação de mestrado da autora (Ribeiro, 2019), de suas apresentações nas oficinas interativas do MIN e de trabalhos apresentados em eventos nacionais e internacionais e artigos publicados (Sholl-Franco e Aranha, 2015; Schenka-Ribeiro e Sholl-Franco, 2018, 2019a; Silva, Aranha E Sholl-Franco, 2019). Os temas e sua ordem sequencial, apresentados no índice, refletem a importância de um percurso acadêmico e intelectual forjado para amadurecimento e emancipação de um projeto inusitado para a autora que pode se apresentar aos olhos dos leitores como um ponto de partida promissor para novas práticas didático-pedagógicas no processo ensino-aprendizagem de inglês tanto para alunos surdos e ouvintes, que convivem na mesma sala de aula, quanto para surdos e seus pares em instituições especializadas, ou não.Consideramos que as exigências da sociedade por acessibilidade e mais oportunidades de trabalho; as garantias de direitos adquiridos; o desenvolvimento de políticas educacionais inclusivas eficazes; o dinamismo e profusão de inovações tecnológicas; a produção de materiais autênticos; amplo planejamento e o trabalho coletivo nas escolas, dentre outros aspectos, são propulsores para rupturas de barreiras físicas, psicológicas, atitudinais. Portanto, inspirar novos profissionais à renovação de suas práticas, consolidando-se respeito e equidade dentro de um cenário de diversidades e diferenças torna-se uma necessidade premente.Entendemos que a educação é um espaço-tempo de responsabilidade, comprometimento e solidariedade que acolhe cada aluno em sua individualidade, independentemente do seu status quo. A diversidade é luz no caminho que enriquece os detalhes do aprendizado, criando universos autênticos, criativos e inovadores, possibilitando descobertas de grande valor para a sociedade, bem como o aparecimento de mentes brilhantes e grandes talentos. Nós, educadores, não podemos ficar alheios a isso.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO : guia prático-informativo para professores de inglês de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO : guia prático-informativo para professores de inglês de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO : guia prático-informativo para professores de inglês
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: