Livro: "Inquisição sem fogueiras: Vinte anos de história da Igreja Presbiteriana do Brasil"
SINOPSE:
Inquisição sem Fogueiras traz, em seu subtítulo, posto entre parênteses, a delimitação temporal efetuada pelo autor: 1954-1974. Mais do que uma menção em obediência às regras acadêmicas que pautam uma obra de natureza historiográfica, tais marcos nos falam a respeito de um período conturbado da história brasileira, começando com o ano do suicídio do presidente Getúlio Vargas e culminando com o ano no qual o general Ernesto Geisel assumiu a presidência do Brasil em plena crise mundial do petróleo.
Dentro do período 1954-1964, encontramos – inspirado nos processos revolucionários em curso, particularmente na América Latina – o desenvolvimento de projetos de interesse popular no país, na tentativa de diminuir o fosso a separar ricos e pobres, capital e trabalho, e Brasil urbano e Brasil campesino. No entanto, nada que se pudesse comparar com processos políticos revolucionários de alta intensidade ou com alterações profundas na base econômica. No âmbito eclesiástico, viu-se o desenvolvimento de uma consciência social nas denominações históricas, estas tão arraigadas à situação de classe média e pouco afeitas a pensar os desafios estruturais da miséria, da fome e da falta de instrução como parte integrante de sua própria missão cristã. No período 1964-1974, dá-se a quebra dessa tendência de atendimento aos interesses e necessidades populares, operada pelas tradicionais elites econômicas e políticas em parceria com o alto estamento militar, estabelecendo-se, assim, um tempo de governos ditatoriais e supressores das liberdades e dos direitos que caracterizam as democracias.
Inquisição sem Fogueiras é obra nascida nesse quadro de intenso sofrimento daqueles que, como João Dias de Araújo, sofreram na pele as agruras de um contexto autoritário que alcançou as estruturas institucionais, e a prática e a mensagem de muitas denominações protestantes brasileiras. Certamente Inquisição sem Fogueiras transcende ao seu próprio tempo, na medida em que nos adverte a respeito do perigo – sempre presente – de tornar-se o protestantismo, de maneira absolutamente paradoxal, avesso aos valores e às virtudes que constituem a base do cristianismo e da fé bíblica e evangélica.
CONSELHO EDITORIAL DO RESISTÊNCIA REFORMADA
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro Inquisição sem fogueiras: Vinte anos de história da Igreja Presbiteriana do Brasil de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Inquisição sem fogueiras: Vinte anos de história da Igreja Presbiteriana do Brasil de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Inquisição sem fogueiras: Vinte anos de história da Igreja Presbiteriana do Brasil
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- Os treze portais: Treze chaves para uma nova ordem espiritual
- A Tradição do Budismo: História, Filosofia, Literatura, Ensinamentos e Práticas
- Deus une propósitos! – Livro NCP
- Quando pecadores dizem “sim”
- KOHELET – O Sábio Salomão e a COVID-19 !: COVID-19
- JULGAMENTO NA CASA DE DEUS: Limpeza e Glória estão vindo!
- 5 dicas Para Estudar o Livro do Apocalipse
- E você?
- De carpinteiro a Deus
- O poder da língua
- Mensageiros da Esperança
- Pregação em Crise: A Urgência de Proclamar-se o Genuíno Evangelho