Livro: "Inscripäñes portuguezas"

SINOPSE:

Montesquieu no seu livro intitulado Espirito das Leis, diz: que a Religiào Catholica Romana he mais propria para os Governos Monarchicos; e que a Religiào Protestante he mais propria para os Governos Republicanos. No livro que trata das causas da decadencia do Imperio Romano, diz: que a Religiào Christà concorreo muito para a decadencia do Imperio dos Cesares. Eu respeito muito os talentos, e singular agudeza daquelle grande homem; mas nào posso concordar com taes proposiäñes, nas quaes nào diviso sombras de probabilidade; antes diviso asseräñes indecorosas Þ Magestade da Religiào do Salvador. O seculo, em que vivemos, he mui propenso a fazer jogo da Religiào para todas as revoluäñes politicas. Os impios, bem assim como os fanaticos, querem achar na Religiào os documentos dos seus caprichos; e parece que nào ha mais nobre tarefa para hum Escriptor publico, do que illustrar os{4} homens em similhantes crises, para que nào se abuse do que ha sobre a Terra de mais sagrado, e para que nào se invoque o Nome de Deos em vào no meio de ridiculos partidos, e de commoäñes anarquicas, que sào filhas todas dos nossos erros, e das nossas loucas paixñes. Tornemos pois a Montesquieu; e confundamos a mania daquelles, que pertendem achar na Religiào pretextos para dourar imposturas. O Filho de Deos na plenitude dos tempos foi mandado do Ceo Þ Terra para reconciliar o Ceo com o Mundo; para enlaäar a Natureza com a Graäa; e para fazer de todos os Povos hum sï Povo, digno do Agrado do Pai Celeste. Prægou a todos sem distincäào de Governos; e mandou os seus Discipulos por todo o Orbe, sem lhes fazer excepäñes de Reinos, ou de Republicas; de Governos Absolutos; ou de Governos Representativos. O seu fim era plantar o imperio da verdade e da virtude sobre as ruinas da mentira e do vicio; e os Apostolos tiverào a mesma linguagem diante dos Reis, que diante dos Presidentes do Areopago. Era para elles indifferente annunciar o Reino de Deos nas Monarchias da Asia, ou nas Republicas da Grecia. Faäamos pois este raciocinio para refutar sem replica, nào sï a proposiäào de Montesquieu, como a pertenäào daquelles, que prægào o Absolutismo, como fundado no Christianismo

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Inscripäñes portuguezas de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Inscripäñes portuguezas de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Inscripäñes portuguezas

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: