Livro: "Institucionalização e prática da Análise de Impacto Regulatório no Brasil"

SINOPSE:

A presente obra é fruto do esforço conjunto de membros do Comitê de Regulação do Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional (IBRAC) em torno da institucionalização e da prática da Análise de Impacto Regulatório no Brasil. A AIR é um procedimento ordenado de tomada de decisão no âmbito da atividade regulatória estatal, que se baseia na análise sistemática dos possíveis efeitos de uma determinada decisão regulatória com o fim de tornar a intervenção mais eficiente e propiciar uma regulação de melhor qualidade.
Nesta obra, apresentam-se os resultados de uma análise extensa sobre todos os normativos das Agências Reguladoras Federais que disciplinam a realização da AIR e da avaliação de uma amostra dos relatórios de AIR produzidos por estas Agências. O trabalho oferece uma visão externa ao ente regulador sobre o status da AIR no Brasil, bem como propostas de boas práticas para a condução desse procedimento nas agências e órgãos com atribuição normativa, de forma mais geral.
Como se demonstrará ao longo do trabalho, ainda há aprimoramentos a serem feitos pelas instituições que já utilizam a AIR no Brasil. Apesar das deficiências encontradas nos procedimentos conduzidos pelas agências, não se pode deixar de reconhecer que o instrumento já tem gerado bons frutos em sua atuação regulatória. Ainda que, em muitos casos, a AIR funcione como mera providência formal para a motivação do órgão para as suas decisões ou oportunidade para levantamento de dados a partir da consulta aos interessados, em outros, tem sido importante mecanismo para auxiliar a agência na tomada da decisão mais eficiente.
Espera-se, com o presente estudo, destacar a relevância da AIR para um Estado regulador que procura agira com maior eficiência, contribuindo, de forma mais concreta, para o debate público em torno do tema e do aprimoramento dessa prática no Brasil.
Colaboraram diretamente para esta obra os seguintes membros do Comitê de Regulação do IBRAC: Ana Clara Klein Pegorim; Andréa da Cunha Cruz; Arthur Ayres Diniz de Oliveira; Bruno Polonio Renzetti; Carolina Milani Marchiori Mesquita; Denis Alves Guimarães; Felipe de Almeida Lambertucci; Juliana Oliveira Domingues; Letícia Cristina Centurion Crivelin; Mateus Piva Adami; Patricia Pessôa Valente; e Ricardo Botelho.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Institucionalização e prática da Análise de Impacto Regulatório no Brasil de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Institucionalização e prática da Análise de Impacto Regulatório no Brasil de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Institucionalização e prática da Análise de Impacto Regulatório no Brasil

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: