Livro: "Inteligência Artificial, Interação, Performance & Ilusão: Uma abordagem transdisciplinar sobre a mente e a interação com o mundo, máquinas e objetos."
SINOPSE:
A preocupação de Rocha é pensar sobre as maneiras pelas quais a inteligência humana pode ser incorporada na Interação Humano-Computador como um agente ativo e possivelmente quase autônomo. Como Turing, sua abordagem está enraizada no mundo material da praticidade e ele faz bem em nos lembrar, como alguns detalhes nas tentativas no século 18 (na verdade, bastante recentes na história da IA) de construir máquinas que poderiam fazer uma ou duas coisas inteligentes que os humanos podem fazer. Esta foi uma época em que invenções como os movimentos de um relógio, por exemplo, eram considerados organismos, mas agora temos uma visão diferente de uma mola ou escapamento e vemos alguns desses autômatos do século 18 como fraudes sofisticadas. Essa perspectiva histórica, ele argumenta, é importante para a forma como pensamos sobre IA hoje, para que possamos perguntar de quais fraudes somos cúmplices quando falamos de máquinas que têm inteligência humana. Mais radical de tudo, isso exige reflexão sobre algumas das verdades científicas e construídas que formam as teorias que são usadas para explicar a consciência, a mente e a inteligência humana.
Ele inicia este desafio bem na raiz e a ramifica através de uma curta excursão no que agora é atualmente considerado como arqueologia da mídia, para revelar o que estava em jogo na obsessão do século 18 por autômatos, tanto para o criador (que geralmente ganhava prestígio ou ganhava dinheiro com o truque) e o mais importante, para a audiência. Embora o envolvimento com esses dispositivos tenham sido, aparentemente, principalmente uma experiência audiovisual para os espectadores, essa jornada histórica recupera a materialidade crucial e as dimensões corporificadas dessas invenções de uma forma que tem ressonância para nós hoje. Seu argumento é que, embora o corpo possa estar sujeito a mudanças históricas, ele continua sendo um dado-chave para a reflexão sobre as experiências e ações que surgem delas. É uma lição, ele argumenta, que podemos muito bem aprender (novamente) quando somos apanhados em projetos de design e engenharia que têm a ilusão de imaterialidade. Sua tese reafirma que a ideia de artificial significa reconhecer ao truque do ventríloquo ou do mestre de xadrez oculto dentro do gabinete do Turco, o jogador de xadrez automatizado de Wolfgang von Kempelen. E, o mais útil, devemos levar isso em consideração em nossas práticas de design hoje, à medida que construímos interfaces entre humanos e máquinas.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro Inteligência Artificial, Interação, Performance & Ilusão: Uma abordagem transdisciplinar sobre a mente e a interação com o mundo, máquinas e objetos. de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Inteligência Artificial, Interação, Performance & Ilusão: Uma abordagem transdisciplinar sobre a mente e a interação com o mundo, máquinas e objetos. de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Inteligência Artificial, Interação, Performance & Ilusão: Uma abordagem transdisciplinar sobre a mente e a interação com o mundo, máquinas e objetos.
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- Adobe Dreamweaver CS5: Classroom in a Book
- Power Point 2007
- Sistema Operacional MS-DOS: Guia Prático com Sugestões de Atividades
- Qualidade de software (Série Universitária)
- Inteligência e Investigação Criminal em Fontes Abertas
- JavaScript EVOLUTION
- SGBD Tecnologia da Informação em Questões de Concursos
- Tudo sobre informática Ed. 01: Guia do Excel
- Guia Prático do Windows 8.1
- Tecnologia da Informação em Questões: Banco de Dados
- Modelagem e Animação 2D e 3D para Jogos
- Operadores do Kubernetes: Automatizando a plataforma de orquestração de contêineres