Livro: "ÍNTIMA INSENSATEZ"

SINOPSE:

PREFÁCIO En mi verso soy libre: él es mi mar. Mi mar ancho y desnudo de horizontes… En mis versos yo ando sobre el mar, camino sobre olas desdobladas de otras olas y de otras olas… Ando en mi verso: respiro, vivo, crezco en mi verso, y en él tienen mis pies camino y mi camino rumbo y mis manos qué sujetar y mi esperanza qué esperar y mi vida su sentido. Yo soy libre en mi verso y él es libre como yo. Nos amamos. Nos tenemos. (…) LOYNAZ, Dulce María. (Versos, 1938)
Certa vez, durante uma aula sobre a poesia hispânica moderna,me questionaram: “professora, o que é poesia?”. De imediato,tal questionamento poderia soar como algo simples, trivial e atémesmo tolo de se responder. Entretanto, seguramente para aquelesque apreciam e se aprofundam nos estudos artísticos, uma respostaseguindo apenas normas técnicas, frígidas e mecânicas, conformenos apresentam alguns manuais de literatura, não basta. Defendo emminhas aulas que a poesia é a revelação da vida. É a criação capaz demanifestar a essência mais profunda e verdadeira do homem a partirde uma explosão íntima e inquietante.Se o nosso atual e efêmero “mundo líquido moderno” (ZygmuntBauman) está regido pelo consumo/descarte excessivos, pela ignorânciae superficialidades mundanas e, principalmente, pela falta de amor quenos sufoca, a poesia surge como forma de enfrentamento, de libertaçãoe de superação. O poema, enquanto gênero poético espontâneo, buscadesvendar a realidade individual/coletiva, sem deixar escapar o aspectoestético, característica inerente às artes em geral.Em Íntima Insensatez, Jorge Paulo Lopes, “escravo da emoção”,demonstra, através das vozes que emanam de seus poemas, sualibertação e sua superação. Com um estilo bem próprio, inovador elivre, o poeta canta seu mundo transcendendo realidades e revelandonosa vida através de imagens poéticas criativas, inteligentes e íntimas,como por exemplo: a complexa e divina formação do ser mulher eda alma “Feminina Primeira”; o provisório estar do homem no planoterrestre e sua árdua escolha entre “Ser e Ter”; a dor profunda dianteda desilusão amorosa expressado em um “Manifesto de desamor”;a criação/inspiração poéticas de “Um Poeta”; lembranças de vida(início) e de morte (fim) em “A MAGIA da tua CASA de SEMPREque te SENTE e que te FALA…enfim, são diversas as imagens poéticasque o leitor encontrará ao descobrir e redescobrir cada poema. JorgePaulo Lopes revela-se por inteiro e convida o leitor a também revelarsediante do mundo da poesia que, repleto de “prazer e medo, calor efrio”, é “para min, sempre novo”. Debora R. L. Zoletti** Prof.ª Dr.ª Adjunto II de Cultura e Literaturas Hispânicas do Departamentode Letras da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro ÍNTIMA INSENSATEZ de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro ÍNTIMA INSENSATEZ de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro ÍNTIMA INSENSATEZ

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: