Livro: "Introdução à filosofia de Nietzsche"
SINOPSE:
Atingidos por um pensamento que é, segundo Nietzsche, “a mais elevada forma de afirmação que se pode em absoluto alcançar” , podemos dizer para nós mesmos: “Que presente maravilhoso que a vida nos deu: ela não tem sentido! Pois se ela tivesse um, não haveria nada para se criar no mundo. Estar vivo, aí sim, seria um terrível fardo. Pois bem: tratamos de ser honestos com ela! Mãos à obra!”. O sentido da morte de Deus é, finalmente, compreendido por nós: a vida tal como é, retornando sem finalidade alguma, mas como criação contínua de maneiras de viver que a intensificam. A vida é experimentada por nós como vontade de potência que retorna, eternamente, além de si mesma, isto é, diferente de si mesma…
Como o mundo é vontade de potência, sem origem e finalidade, o sentido e o valor criados por uma vida singular permitem que ela se conecte ao absoluto, ao eterno retorno da vontade de potência. É importante pensarmos sobre isso: o eterno retorno do “sem sentido” da existência coage a vida singular a criar sentido e valor. Ou ela cria ou, então, perece inevitavelmente – não há outro caminho. Se o artista vivesse num mundo acabado, sua existência seria inútil, pois não teria o que criar. A vida singular que se supera demonstra que a multiplicidade de forças que coexistem nela se expressa de muitas maneiras, rompendo com as noções de “ser”, “identidade” ou “eu”. O “Eu quero” da vida singular combate, de modo permanente, o “Tu deves”. Contra qualquer censura moral, a vida singular continua adiante naquilo que deseja para elevar o que já quer ao máximo que pode. Esse seu bem, por expressar a sua singularidade de sentir, de conhecer, de avaliar, de viver, é sempre algo que não se confunde com o “bem” comum da moral. Portanto, sua virtude é ética e não moral.
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