Livro: "Introdução à Metafísica Tomista 3: O Ser e O Ente"

SINOPSE:

Apresento o terceiro tomo da Introdução à Metafísica Tomista. Nesta oportunidade, vamos lidar com o Ser e o ente. A metafísica do Doutor Universal segue Aristóteles, mas não se esgota nele. Articula seu aristotelismo com contribuições de Santo Agostinho e por ele, do neoplatonismo; contribuições de Boécio e o Pseudo-Dionísio; de seus predecessores medievais e de filósofos judeus (Maimônides, principalmente) e árabes (Averroís). Manser Gallus já ensinava que “o problema do ser foi e continuará sendo o grande problema da filosofia, o eixo em torno do qual tudo gira.” Neste sentido, São Tomás superou o Estagirita. Deu lugar a uma concepção existencial do Ser. De uma visão essencialista ou substancialista, abriu caminhos para uma reflexão sobre a existência como a dimensão plena e perfeita do ser. E do Primeiro motor imóvel aristotélico, passou a Deus, o “Esse subsistens”, aquele que é, cuja essência e existência não podem distinguir-se, ato puro. Que cria e se envolve providencialmente com sua criação. São muitas as diferenças entre Tomás e o Gênio grego. O ser por antonomásia é Deus. Tudo o resto participa de seu Ser. Neste sentido, Tomás resolveu o problema do Ser e refletiu sobre o Ser enquanto tal e não apenas sobre o ente. A obra se desenvolve em 18 capítulos. A saber: “Introdução – Primeira Parte: O Ser nos gregos. 1-Heráclito: puro devenir sem ser. 2-Parmênides: ser sem devenir. 3-Platão: o ser nas idéias. 4-Aristóteles: o ser e os entes. Segunda Parte: O ser em São Tomás. 5-Aristóteles e São Tomás. 6-Epistemologia. 7-Hilemorfismo. ? ser dos entes. 9-Originalidade da doutrina tomista do ser. 10-O ente. 11-Ser e participação. 12-O ser e a vida. 13-A ordem dos entes. 14-O ser e o agir. 15-Os transcendentais. 16-O ente é uno. 17-O ente é verdadeiro. 18-O ente é bom. Por último, um capítulo titulado Como um epílogo e, para finalizar, as Notas. Certamente, ainda há muito a dizer e refletir sobre essa noção universalíssima que chamamos de Ser. Não pretendemos ter esgotado toda a sua riqueza. Nas sucessivas entregas cumpriremos, Deus mediante, a apaixonante tarefa de desvendar seus mistérios.

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