SINOPSE:
Na metafísica tomista, o tratado da existência de Deus está intimamente ligado ao tratado de sua natureza. Ambos compõem a teodicéia de São Tomás. Por isso, no volume VII começamos estudando as clássicas Cinco Vias, que o Aquinate argumentou para concluir em um Primeiro motor imóvel, uma Primeira causa Incausada, o Ser necessário por antonomásia, o Primeiro ser em graus de perfeição e o Primeiro ordenador do Universo. Aquele “a Quem todos chamamos Deus”. No volume VIII, introduzimos-nos na natureza ou essência divina, e desenvolvemos tudo relativo aos seus atributos entitativos. No presente volume IX, estudaremos os atributos operativos de Deus. Que estão vinculados: à Ciência divina (operações intelectuais), à Vida divina (operações de Deus como vivente), à divina Vontade (operações do querer de Deus), ao Amor (operações específicas do querer o bem das criaturas), à justiça e misericórdia divinas (operações pela qual dá a cada um o que lhe corresponde), à Providência (operações de previsão e governo do mundo), à Onipotência (operações de sua potência ativa infinita) à Bem-aventurança divina (operações vinculadas ao seu entendimento). É certo que o intelecto humano não pode conhecer a Deidade, isto é, a essência de Deus em Si mesma. Os limites traçados pela nossa finitude são excedidos pela infinitude divina. No entanto, o método analógico nos permite ascender a Deus e conhecê-lo a partir das essências de seus efeitos (os entes). Enfrentaremos numerosos obstáculos e, seguramente, não será menor o perigo de cair no antropormofismo ou o de confundir teodicéia com Teologia revelada. Mas o desafio vale a pena. Se confiarmos no poder da razão humana para conhecer a verdade, não devemos temer. É evidente que essas palavras são um pouco estranhas nesta época de relativismo e ceticismo extremos. Mas as modas passam e a verdade permanece. E nossa tarefa é nos esforçar para desvelá-la. O trabalho é dividido em uma Introdução, oito Capítulos e um Epílogo. Os Capítulos são os seguintes: 1-A ciência de Deus. 2-A vida de Deus. 3-A vontade de Deus. 4-O amor de Deus. 5-A justiça e a misericórdia divinas. 6-Deus é providente. 7-Deus é onipotente. 8-Deus é bem-aventurado. Abundam as notas, principalmente da “Suma Teológica” e da “Suma contra os Gentios”, nas quais o Doutor Angélico desenvolveu estes temas com generosidade. Com este volume, concluímos o que está relacionado ao tratado de Deus na metafísica tomista, e nos preparamos para o estudo do ato de Criação, dos entes puramente formais e da alma humana.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro Introdução à Metafísica Tomista: A natureza de Deus (2) de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Introdução à Metafísica Tomista: A natureza de Deus (2) de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Introdução à Metafísica Tomista: A natureza de Deus (2)
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: