Livro: "Isto não é um mapinguari. Fronteiras moventes, relações, saberes e poderes"

SINOPSE:

Reúnem-se aqui os trabalhos apresentados nos Grupos de Trabalho durante o I Congresso Métodos Fronteiriços: objetos míticos, insólitos e imaginários realizado na cidade de Porto Velho de 08 a 10 de Abril de 2015. O evento foi promovido pelo Grupo de Pesquisa em Estudos Literários, Centro de Estudos Interdisciplinares sobre o Imaginário Social, Grupo de Pesquisas Mapa Cultural – Centro Interdisciplinar de Estudos em Cultura e Artes, Programa de Mestrado em Estudos Literários e Programa de Mestrado em História e Estudos Culturais da Universidade Federal de Rondônia. Articulados à proposta do Congresso, os GTs proporcionaram a reunião de estudantes, professores, pesquisadores e demais interessados no debate sobre temas urgentes em contexto amazônico.
Estiveram em discussão temas como o extermínio sistemático dos povos originários; a exclusão e o isolamento impostos às populações tradicionais e comunidades habitantes da região; a relação problemática dos seres com a natureza amazônica e mais especificamente com a terra/Terra, desde os conflitos agrários até a relação mais fundamental dos seres com o espaço; questões de gênero, cultura e construção de identidades móveis e em trânsito; a crise e os efeitos da economia numa esfera múltipla e microcósmica; a força dos saberes não ocidentais na construção de um contra discurso que critica e desconstrói a colonização; os modos narrativos orais, com sua abundante carga mítica e imaginária; a capacidade de intervenção da estética dos mitos e do imaginário na consciência histórica dos sujeitos; a postura de resistência das literaturas americanas compreendidas como participantes do realismo maravilhoso e do insólito literário; as atitudes estéticas, históricas e antropológicas contra a homogeneização e os processos de exotização da região; e os objetos raros que se encontram na Amazônia visível e invisível, a partir da perspectiva de múltiplos saberes, inclusive os saberes orais.
Com estes textos os leitores poderão perceber que habitam fronteiras de várias dimensões e linguagens, como as fronteiras espaciais que se constituem como objeto da colonização e da luta intestina pelo poder; as fronteiras temporais impostas pelas reflexões de historiadores e estudiosos da literatura que trabalham a favor de outra historiografia dos povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas; os liames entre o oral e o escrito, entre ficção e história e entre a representação e o vivido, assim como as fronteiras/encruzilhadas entre diferentes matrizes culturais e entre os próprios saberes ocidentais, como antropologia, arqueologia, teoria literária, história, literatura, filosofia, cultura e geografia.
Andar por estas fronteiras exige de todos (pesquisadores, habitantes e leitores da Amazônia) certa atenção no que diz respeito à construção de métodos fronteiriços que não sirvam à colonialidade do saber e do poder, e possuam verve compatível com os objetos raros, insólitos, fantásticos, imaginários e complexos que abordam. A coautoria dos textos é invariavelmente reservada ao leitor que os submeterão a crivo. Anseia-se que seja pelo tempo que a leitura e o diálogo requer, o tempo da vida e da memória.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Isto não é um mapinguari. Fronteiras moventes, relações, saberes e poderes de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Isto não é um mapinguari. Fronteiras moventes, relações, saberes e poderes de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Isto não é um mapinguari. Fronteiras moventes, relações, saberes e poderes

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: