Livro: "Josué a 2 Samuel – Comentário Bíblico"

SINOPSE:

Josué significa “Jeová Salvador”, o mesmo nome na língua grega para Jesus. É um livro de conquistas e vitórias militares. Israel se submete totalmente a Deus, e não se lança com avidez à batalha, mas segue todas as instruções da Palavra de Deus. Eles entram na Terra Prometida passando através das águas do rio Jordão, miraculosamente divididas, uma figura da morte e ressurreição de Cristo. Cada inimigo era desbaratado pelo poder de Deus manifesto no exército israelita. Apesar de algumas derrotas causadas pela falta de fé do povo de Israel, o tema geral do livro é a tomada da terra que Deus havia dado, mas para isso era necessário expulsar os inimigos dela.Juízes é um triste contraponto ao livro de Josué. Ele trata do período de uma sucessão de juízes que sucederam Josué como governadores de Israel. Seu tema principal é o fracasso de Israel em tomar posse de toda a terra. Em vez disso, por indiferença ou fraqueza (ou ambos), eles não expulsaram os inimigos de Deus. Por isso esses inimigos, vez após vez, subjugaram e venceram Israel. Muitas vezes, por causa da desobediência a Deus, foram vencidos pelos inimigos; contudo, Deus em Sua maravilhosa misericórdia suscita-lhes um libertador toda vez que precisam.O nome Rute pode significar tanto “satisfeita” quanto “beleza”; ambos parecem muito apropriados. Este livro, escrito durante o período dos juízes, é animador como a luz de uma brilhante joia cintilando na escuridão. Noemi, com seu marido e filhos, havia deixado Israel, o lugar que Deus tinha designado para eles, para habitar em Moabe. Lá, ela perdeu o marido e seus dois filhos. Noemi é uma figura da nação de Israel fora de sua terra, desolada e sem esperança.Samuel é primeiro dos vários profetas levantados por Deus devido ao grave fracasso do sacerdócio. Os sacerdotes se sucediam, os profetas não; eles eram chamados estrita e pessoalmente por Deus. Mas o fiel cuidado de Samuel por Israel não foi devidamente apreciado, e eles exigiram um rei. Deus permitiu que o povo tivesse o que queria e deu-lhes o rei que desejavam, Saul, o homem mais alto de todo o povo. Ele começou bem, mas declinou rapidamente do propósito de obedecer à qualquer palavra de Deus, então o Senhor decretou que o reino de Saul havia acabado (15:26).Em segunda Samuel descreve o reinado de Davi. Levantado apenas para o trono de Judá inicialmente, ele reinou em Hebrom por sete anos e meio; depois, também, sobre as outras tribos de Israel por mais trinta e três anos. Ele é uma figura de Cristo sob o aspecto da conquista gradual de todas as nações ao redor de Israel. Isto é visto especialmente nos dez primeiros capítulos.A partir do capítulo 11, contudo, vemos um triste e surpreendente contraste, com o mesmo rei Davi falhando totalmente em simbolizar Cristo. Então somos confrontados com as dolorosas lições da desobediência de Davi aos bem-aventurados princípios do reinado do Senhor Jesus Cristo. As conseqüências governamentais disto são mostradas de tal forma a causar uma profunda impressão da fidelidade e verdade de um Deus que não ignora a desobediência dos Seus.Absalão, filho de Davi, no terrível ódio contra seu pai, torna-se uma infeliz figura do Anticristo: aparência e personalidade atrativas, e palavras suaves como manteiga. Deus, contudo, preservou Davi e Absalão morreu de forma humilhante. Entretanto, o reinado de Davi nunca mais recobrou o vigor dos primeiros anos.Assim Davi, apesar de ser um crente genuíno, amado por Deus, nos ensina claramente que um homem, mesmo fazendo o seu melhor, não pode ter nas mãos a proeminência e autoridade sobre outras pessoas. Cristãos, levemos a sério a pertinenteadvertência deste livro: não procuremos lugar de autoridade no governo!www.palavrasdoevangelho.com

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Josué a 2 Samuel – Comentário Bíblico de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Josué a 2 Samuel – Comentário Bíblico de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Josué a 2 Samuel – Comentário Bíblico

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: