Livro: "Liberdade Religiosa e a Teoria da Justiça de John Rawls (Dissertações e Teses)"

SINOPSE:

A religião sempre foi uma questão delicada na sociedade desde que se tem registros dela, tendo sido a responsável, não só por inúmeros conflitos, mas também por inúmeras conquistas que estão hoje consolidadas no âmago da sociedade. Hodiernamente, a polêmica que a entorna é intensificada pela pluralidade de culturas existentes, seja em razão de colisões entre povos distintos ou até mesmo no âmbito intranacional. Tendo em vista essa premissa, o presente trabalho de dissertação – resultado de uma extensa pesquisa sobre várias questões pontuais que envolvem a prática religiosa –, filiado à linha de pesquisa de direitos fundamentais civis, propõe investigar o tema da religião a partir da problemática da extensão dos limites da prática religiosa nas sociedades marcadas pelo pluralismo de camadas culturais, dando ênfase no que tange a sociedade ocidental e, consequentemente, o cristianismo, mas não se limitando de forma alguma a tão somente ele. Para tanto, analisa-se ainda o tema de forma sobreposta à Teoria da Justiça de John Rawls, a fim de contribuir para a temática de forma inovadora, aproveitando-se do suporte da filosofia política para o enriquecimento da discussão. Esta dissertação é desenvolvida em três Seções distintas. A primeira parte, trata do tema da religião como suporte cultural e a sua importância na sociedade, estando inclusive prevista de forma contundente nas principais Declarações do Direito Internacional, bem como no Direito interno brasileiro e também no Direito Comparado. A segunda parcela do trabalho analisa a liberdade religiosa como um Direito Fundamental e trata de alguns casos que têm causado polêmica recentemente, além de verificar a questão da laicidade do Estado, por ser atinente ao tema da liberdade religiosa. A terceira e última seção trata da Teoria da Justiça de John Rawls e sua aplicação à liberdade religiosa, discutindo, em um primeiro momento, as principais categorias rawlsianas, passando por suas principais obras, sobretudo A Theory of Justice (1971) e Political Liberalism (1993), decorrendo sobre alguns de seus argumentos no passar dos anos, e terminando o trabalho ao tratar da questão da obrigação de cumprir as leis, adentrando, por fim, na questão do que se denomina objeção de consciência. Verificou-se, com a pesquisa, que nenhum princípio pode ser considerado absoluto, nem mesmo a vida. Foi possível demonstrar a influência da liberdade religiosa ao Direito e, com o auxílio da Teoria da Justiça Rawlsiana, delimitar um pouco essa liberdade, definindo até que ponto se estende a laicidade ou as proteções às práticas religiosas.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Liberdade Religiosa e a Teoria da Justiça de John Rawls (Dissertações e Teses) de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Liberdade Religiosa e a Teoria da Justiça de John Rawls (Dissertações e Teses) de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Liberdade Religiosa e a Teoria da Justiça de John Rawls (Dissertações e Teses)

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: