Livro: "Logística Reversa de Microcomputadores no Brasil"

SINOPSE:

O objetivo desta obra é analisar as atividades de logística reversa na gestão de resíduos sólidos entre as empresas usuárias de computadores e que estão se adequando às leis na esfera municipal, estadual e federal do Brasil que tratam sobre a correta destinação de produtos pós-consumo. Esse conteúdo começou a ser desenvolvido com o método da pesquisa exploratória, visando uma compreensão melhor da logística reversa, das questões relacionadas ao gerenciamento dos resíduos sólidos e do perfil do setor de microcomputadores, por meio da pesquisa bibliográfica e documental. Para entendimento do gerenciamento de resíduos sólidos na cadeia logística de microcomputadores, foi realizada a pesquisa quantitativa por meio da aplicação de questionários às empresas que utilizam microcomputadores e realizam substituição e ampliação de forma regular. Buscou-se analisar as práticas de logística reversa e gestão de resíduos sólidos de empresas usuárias de microcomputadores. Verificou-se que a gestão integrada de resíduos sólidos de microcomputadores pós-consumo será controlada pela Política Nacional de Resíduos Sólido e pelas demais leis estaduais e municipais. Na análise, procurou-se verificar a prática da logística reversa de microcomputadores pós-consumo sob a visão dos diversos níveis de gerenciamento dos resíduos sólidos, verificando a redução do consumo, a reutilização, a reforma, a reciclagem e a disposição em aterros. Como conclusão, verificou-se que utilização de novas tecnologias, como a virtualização, resultam em menor índice de substituição de equipamentos. Os resultados mostram que as organizações não recebem corretamente as informações necessárias para se adequar às leis e normas que tratam sobre a disposição final e tampouco orientações sobre como participar dos programas de logística reversa. Tais fatores contribuem para disseminar a descrença de que as fiscalizações poderão impedir a disposição incorreta dos microcomputadores. Com relação à reutilização, constatou-se que as organizações possuem uma tendência de reutilizar internamente componentes e equipamentos e de realizar atualização tecnológica (upgrade), mas ainda há certa dificuldade em promover uma reutilização externa. Com relação à reciclagem, mostrou-se que os recicladores no Brasil aproveitam apenas uma parte dos materiais existentes dos conjuntos de microcomputadores e que as reciclagens de placas eletrônicas, que exigem maior complexidade, são encaminhadas para as empresas no exterior. Com relação à logística reversa, os resultados demostram que os canais reversos para o destino final de microcomputadores estão melhor estruturados nas empresas de médio e grande porte.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Logística Reversa de Microcomputadores no Brasil de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Logística Reversa de Microcomputadores no Brasil de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Logística Reversa de Microcomputadores no Brasil

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: