Livro: "LUA A PINO"
SINOPSE:
Marcos Fabrício Lopes da Silva*
(resenha – alguns excertos)
Aplicada a textos, à medida que se liberta da tutela normativa exercida pelas antigas disciplinas literárias – gramática, retórica e poética –, a crítica se desregulamenta. Prevalecendo o livre exame e pois o relativismo de julgamentos, tende a aproximar-se de uma nova ramificação da filosofia emergente no século XVIII, a estética. Dela absorve em especial a noção de “gosto”. Fortalecida na centúria iluminista, a crítica literária desdobra-se no século XIX, como exercício acadêmico e estudo científico. Continua a discussão filosófica acerca de questões como gosto, sensibilidade, beleza, agora acompanhada de uma ciência da crítica, com aparato conceitual próprio apto a propor explicações causais para o fenômeno literário.
Em Lua a pino (2021), livro poético de Pietro Costa, a beleza, ou o sentimento, origina-se nos domínios do sensível, esse vasto reino sobre o qual se assenta a existência de todos nós humanos. No entanto, na ausência de um saber sensível e de uma formação estética, pode tornar-se limitada a percepção do sujeito diante de seu entorno. Tendo em vista que a literatura é arte, faz-se necessário observar que o texto literário possui uma função estética. Ao contrário de uma função utilitária, que reduz a obra aos pretextos, a função estética amplia os nossos sentidos e permite a contemplação da obra pelas vias artísticas.
Não compete à literatura apenas descrever a realidade tal como ela se apresenta, seguindo critérios de base documental e registro histórico. Gosto estético, conhecimento lógico e princípios morais a postos, Pietro Costa sugere ricas percepções para celebrar a literatura como “matéria criativa, vagueando com autonomia”. Seu fazer poético está relacionado com a transfiguração inventiva da vida. Dedicar as melhores palavras ao que pensamos e sentimos passa pelo exercício literário de oferecer ao público associações inusitadas que ampliam o nosso repertório de existência individual e social. O livro de Pietro Costa é, em sua essência, uma invenção com valor. “Sim, o amor se acha nas dessemelhanças” (Eros e Anteros) – adverte, com sabedoria, o autor de Lua a pino. A graça vital se faz então requisitada na expressão legítima da alteridade. Pietro Costa problematiza a questão em Outrofobia:
“Encontros?/Solidão compartilhada/Lares?/Campos de batalha/Posturas geniosas/Verve autoritária/Nos ombros alheios/Uma ominosa carga/Nos dedos postos em riste/Holocaustos da indiferença/Névoas carregadas de chistes/Olhos trovejando incertezas/O paciente zero da pandemia/O ensejo do caos e desditas/Sempre na outra ponta/Fora das divisas do espelho/Os erros de maior monta”. Há um desequilíbrio sistêmico que tenta nos reduzir a seres “extrofiados”, revirados para fora, estranhos a nós próprios, como lamentava Kierkegaard (1813-1855), pois nossa autoestima passa a depender do que vem de fora – da gula e da antropofagia visual aos arremedos de fama, fortuna e poder. Não é em vão que os orientais chamam o centro energético do nosso ser, lá onde se situa o coração, de plexo solar. Como “noites com sol”, somos celebrados em Lua a pino, de Pietro Costa.
* Professor nas Faculdades Promove de Sete Lagoas (2005-2009), Fortium (2013) e JK (2013-2020). Jornalista, formado pelo UniCEUB. Poeta. Doutor e mestre em Estudos Literários pela UFMG.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro LUA A PINO de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro LUA A PINO de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro LUA A PINO
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- Villette
- Perigo Irresistível: Onde mora o perigo?
- Herança de Sangue: Se o destino bater a porta, abra. Mas com cuidado.
- O Homem Que Sonhou
- Palavras com Asas
- Por aqui tudo acontece
- Ele me disse isso, jura por toda a vida
- A privataria tucana (História Agora)
- Coração orgulhoso
- Marília de Dirceu: Com índice ativo
- Ódio, amizade, namoro, amor, casamento
- Como tatuagem