Livro: "MAÇONARIA E FILOSOFIA"

SINOPSE:

A Augusta Ordem Maçônica é uma instituição em que o pensar e filosofar é tarefa que requer todo o nosso interesse e reclama todo o nosso esforço. Em cada um de seus símbolos, em cada página de seus Ritos e em cada etapa da História Maçônica, tem-se sempre algum vestígio ou princípio de caráter filosófico. Não se pode ser maçom autêntico sem adentrar ao estudo da filosofia em todos os graus de qualquer rito.Perguntaram, certa vez, a um filósofo chamado Immanuel Kant: “Para que filosofia?” E ele respondeu: “Para não darmos nossa aceitação imediata às coisas, sem maiores considerações”. A primeira resposta às perguntas “O que é filosofia?” pode ser, pois, a decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-los sem antes havê-los investigado e compreendido. Em outras palavras, distinguir o real do aparente.A filosofia começa dizendo não às crenças fanáticas e aos preconceitos do senso comum, e, portanto, começa dizendo que não sabemos o que imaginávamos saber. Por isso Sócrates, o patrono da Filosofia, afirmava que a primeira e fundamental verdade filosófica é dizer: “Saber que nada sabe”.Sócrates, Platão, Aristóteles e Kant podem ser considerados como os filósofos mais influentes do mundo e especialmente do Ocidente sobre os quais se apoia a filosofia no mundo ocidental. Embora é necessário entender que a filosofia grega é uma ponte entre o ocidente e o oriente. Talvez melhor fosse dizer que eles são os mais influentes na filosofia maçônica.Os três primeiros pilares Sócrates, Platão e Aristóteles que sustêm esse grande edifício que vem sendo construído interminavelmente há mais de 25 séculos, ou seja, mais de 2500 anos. Já o segundo Immanuel Kant, é um pilar que sustenta a filosofia Moderna e Contemporânea. Kant estudou durante toda sua vida da filosofia dos pré – socráticos até a sua época, fazendo uma crítica ao empirismo e à metafísica e no final de seus estudos fez a conexão filosófica necessária entre as duas correntes de pensamento. Daí surgiu dois grandes clássicos: “Crítica à Razão Pura” e a “Crítica à Razão Pratica”, além de inúmeros livros. Certamente Kant não se limitou a isso, mas discutiu e escreveu sobre: Religião, Fé, Sentimento, Direito, Política e Sociedade etc.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro MAÇONARIA E FILOSOFIA de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro MAÇONARIA E FILOSOFIA de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro MAÇONARIA E FILOSOFIA

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: