Livro: "Malalai"
SINOPSE:
Que roem pregam ao vácuo dentro de suas vísceras.
Mas se queimamos livros, ou os ignoramos
Para que o pó os sufoque e o mofo os mate aos poucos,
Será que nossos cérebros não valem menos
Que o intestino das traças? Pois elas aos menos
Dão algum uso aos livros.
Este livro conta a história da luta de uma jovem professora afegã – recém formada em literatura por uma das Universidades de Cabul – para instituir uma escola de educação infantil em sua aldeia natal. Para conseguir aprovar a escola, Malalai precisa enfrentar o preconceito, a desinformação e os ódios e rancores ocultos dos anciões e autoridades da aldeia, sendo que seu próprio avô e chefe da aldeia – Kala Khan – é seu mais feroz opositor.
Após alguns sucessos em convencer a população do vilarejo a aceitar a educação infantil, as coisas se complicam com a chegada à aldeia de um antigo membro do Talibã: mulá Mohamed Azzami. Sem que nenhum dos habitantes da aldeia soubesse, o exército americano estava observando os movimentos de Mohamed Azzami, e acaba por efetuar uma ação militar para prendê-lo. Eventualmente a ação dos militares americanos, a presença na aldeia de visões de mundo e culturas antagônicas e todo um caldeirão de tensões acabam por carregar a história cada vez mais para dentro das vísceras de uma tempestade de caos e revelação.
Malalai é uma história contada de forma poética, uma peça de teatro baseada na luta da jovem Malala Yousafzai pelo direito das mulheres à educação.
Porém a história de Malala, embora seja uma história de sofrimento, é ainda assim uma história de triunfo. Um trinfo lambuzado de sangue, com hálito de pesadelos e coroado com rosas cheirando à pólvora, mas ainda assim um triunfo. A menina enfrentou seus opositores e ficou viva para contar ao mundo sua história; a publicidade gerada pelo caso tornou a questão da educação feminina em áreas pobres e de risco um tópico ainda mais premente. Malala pôde mudar-se para um país que valoriza a educação e agora tem plena liberdade para perseguir seus sonhos e alimentar sua mente com quantas colheres de informação esta for capaz de engolir. Nada é tão simples, e é muito provável que os traumas e as más lembranças serão eternos, assim como serão eternas as sequelas físicas do tiro. O exílio em outro país e cultura – ainda que seja um país e uma cultura que ofereçam muitas oportunidades – é sempre algo doloroso. E, no entanto, há vida para viver, oxigênio para sorver, futuros para cinzelar. A história de Malala é a história de uma vitória.
Mas, e quanto a todas as Malalas não cantadas e desconhecidas que pereceram na luta em prol da liberdade? E quanto a todas as Malalas que estão agora mesmo enclausuradas entre quatro paredes, com toda a galáxia na qual a mente humana exercitada e alimentada é capaz de incendiar-se mofando no cinzento dia nublado do não uso? E quanto a todas as Malalas que tentaram sair da casca, que ergueram os braços de sua esperança, porém foram pisoteadas e esmagadas de novo para dentro de suas conchas, onde agora sufocam, trêmulas, meros moluscos anêmicos lambuzados por temores paralisantes, comendo cada refeição com o gosto do trauma e dormindo cada noite com o terror sentado em suas camas? Será que essas Malalas abortadas, essas Malalas que morreram ainda em estado fetal não merecem também uma canção?
Esta obra é uma tentativa de resposta.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro Malalai de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Malalai de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Malalai
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- Flor de asfalto: Poesia/prosa
- O Livro da Destruição e outras histórias
- Ai, fremosinha, se ben ajades
- Caramuru
- O livro de Praga: Narrativas de amor e arte (Amores Expressos)
- TERRA DE HISTÓRIAS – UM TESOURO DE CONTOS DE
- A trindade profana de Saramago
- Deixada Para Trás
- O Livro de Maria II
- O Pintor de Estrelas
- Sonhos Quebrados
- Obra completa de Augusto dos Anjos: Eu e outras poesias e a obra imatura