Livro: "Mandukya Upanishad: Com os Karikas de Gaudapada"
SINOPSE:
Parte do comentário que o filósofo indiano Gauḍapāda (século 8 dC) escreveu sobre a obra, a Gauḍapādakārikā, é tradicionalmente considerada parte do Upaniṣad, de modo que este único corpo é constituído pelos 12 sūtra do próprio Māṇḍūkya Upaniṣad, mais 29 kārikās de Gaudapada. O trabalho é assim também conhecido como Māṇḍūkyakārikā.
No Upanishad são tratados os quatro estados do Ser: três aparentes, não reais como não-absolutos, e o que é definido – apenas para fins de exposição – “o Quarto”, Turiya, o estado absoluto, não diferenciado, desprovido de qualquer modalidade polar e desprovido de qualquer dualidade.
Esses quatro estados são representados pela sílaba OM (AUM):
O som A é o símbolo do estado de vigília, jāgarita-sthāna, no qual se tem conhecimento de objetos externos;o som U é o símbolo do estado de sonho com sonhos, svapna (literalmente “sonho”) em que se tem conhecimento de objetos internos;o som M é o símbolo do estado de sono profundo, suspita, no qual o conhecimento é experimentado como felicidade.
Estes três estados sonoros da palavra AUM resolvem-se no quarto som indistinto OM, que representa a Realidade Absoluta não-dual, Turiya, o Quarto estado (ou mesmo “consistindo de quatro partes”), de “conhecimento não-conhecimento”.
Turiya é o estado no qual cessa toda a dualidade, para o qual não se pode dizer que é conhecimento ou que é não-conhecimento: é um estado indiferenciado no qual a típica mutação do mundo experimentável finalmente encontra paz, cessação (Nirvana); está além do tempo e do espaço; é ātman; é brahman nirguṇa (brahman sem atributos, sem qualidades), é “calma absoluta” (śiva); o único que tem realidade, isto é, sem agir.
É o estado que realiza todo homem que revela no centro de seu ser o Céu não-local do Absoluto.Que você revele – com a espada do verdadeiro Discernimento (Viveka-Vairagya) esta maravilha refulgente e, livre de todas as restrições, finalmente sendo.
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