SINOPSE:
O Visconde de S. Jeronimo, Bazilio Alberto de Sousa Pinto, por longos annos lente da Faculdade de Direito na Universidade, era seu reitor, e jß desde tempos, no anno lectivo de 1862 a 1863. O antigo liberal de 1820, deputado ßs Constituintes de 1821, esquecera, parece, nos fins de sua vida, os principios com que a inaugurara na scena politica, e tornßra-se profundamente antipathico ß Academia, sobre a qual fazia pesar todo o rigor da obsoleta legislaåáo universitaria, a mais incongruente,{6} tirannica e injustificavel de todas as legislaåòes, cujos artigos draconianos tèm resistido a todas as evoluåòes da sciencia do direito e a todas as conquistas da civilisaåáo, recordaåáo ominosa, tetrica e funebre das edades inquisitoriaes. E conhecendo bem o Visconde de S. Jeronimo a existencia d’essa antipathia, e que de dia para dia se ia ella exarcerbando, rasgando cada vez mais fundo abysmo insuperavel entre a Academia e elle, em lugar de algo fazer para a diminuir, se náo extinguir, punha todo o seu empenho no contrario provocando em tudo e por tudo, sempre que para isso se lhe deparava ensejo, o exaspero dos animos dos estudantes. A tal ponto se foram, em essa maneira, apurando as cousas, que{7} deliberada a grande maioria da Academia a dar ao reitor um testemunho bem solemne e frisante de sua incompatibilidade com este, para realisaåáo d’elle foi aprasado o dia 8 de Desembro de 1862, por occasiáo da solemne distribuiåáo dos premios aos estudantes laureados da Universidade, para a qual, desde longuissima data, destinado e consagrado o dia 8 de desembro em que a egreja commemora a Conceiåáo de Maria, decretada por D. Joáo 4.º Padroeira do Reino, e Protectora da Universidade. Effectivamente n’esse dia inteiramente apinhada de estudantes a vastissima sala dos Capellos, onde a solemnidade da distribuiåáo dos premios se soe realisar, apenas o Visconde de S. Jeronimo comeåou de falar, na sua qualidade de reitor,{8} inteiramente se evacuou o amplo recinto de todos os estudantes, que o enchiam, voltando-lhe as costas a immensa mole de batinas, que reunida no pateo da Universidade, enthusiasticos vivas soltou ß liberdade
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro Manifesto dos Estudantes da Universidade de Coimbra ß opiniáo illustrada do paiz de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Manifesto dos Estudantes da Universidade de Coimbra ß opiniáo illustrada do paiz de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Manifesto dos Estudantes da Universidade de Coimbra ß opiniáo illustrada do paiz
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: