SINOPSE:
Os gatos acompanham os seres humanos há cerca de 10.000 anos; inicialmente para a função de eliminação de roedores, e hoje são considerados membros da família. Na cultura dos egípcios, os gatos são considerados sagrados, inclusive no passado perderam uma batalha contra os persas porque estes usaram os gatos como escudos. Atualmente temos observado um aumento da procura pela companhia de felinos para animais de estimação por sua independência, higiene e personalidade. O tutor precisa ter a consciência de que os gatos são animais diferenciados e necessitam de um ambiente complexo e este está intrinsecamente vinculado à sua saúde física, bem-estar emocional e comportamento do animal. Hoje em dia, com o estreitamento do relacionamento entre humanos e animais, observamos um aumento nas ocorrências dos problemas comportamentais dos gatos. Os animais possuem necessidades emocionais como nós, seres humanos. Quando os mantemos com restrições de oportunidades de execução dos comportamentos normais para a espécie, observamos alterações comportamentais e problemas graves relacionados ao medo e à ansiedade. Os sentimentos de um animal têm extrema importância para a sua qualidade de vida, bem como administrar o estresse também é muito útil. Esses são aspectos da biologia de cada indivíduo, desenvolvidos para ajudar na sobrevivência. Talvez seja possível que alguns sentimentos e comportamentos não confiram nenhuma vantagem aos animais e que sejam apenas reflexos da atividade neural; entretanto, alguns comportamentos inadequados podem indicar que o bem-estar é pobre. A exposição crônica a eventos estressantes resulta no desenvolvimento de transtornos psiquiátricos. Os animais cronicamente estressados apresentam alterações fisiológicas e comportamentais, tais como prejuízos motores, de cognição, de sono, peso e hipercortisolemia em resposta às frustrações, e estas estão relacionadas principalmente a um ambiente pouco enriquecido (ambiente sem desafios e diferente do habitat natural). Para atender às necessidades desses animais, dos proprietários e com o objetivo de melhorar a relação entre eles, existe uma especialidade na Medicina Veterinária denominada “psiquiatria animal”, cujo tratamento do animal consiste na tríade de “aconselhamento psicológico” ao dono, manejo do ambiente e terapia farmacológica (quando necessário). O objetivo desse material é fornecer aos clínicos, estudantes de Medicina Veterinária e tutores, informações sobre essa nova ciência que é o bem-estar animal, com ênfase no comportamento felino, que vem ganhando espaço com o fim de promover e garantir condições para que os animais possam viver com satisfação sob o domínio do homem.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro Manual das Emoções Felinas de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Manual das Emoções Felinas de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Manual das Emoções Felinas
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: