SINOPSE:
O objetivo deste livro é facilitar o ensino de biologia celular. Ao contrário de outras disciplinas, como a anatomia, que são ensinadas há centenas de anos, a biologia celular é bastante recente, embora a célula como unidade da matéria viva tenha sido definida por Schleiden e Schwan em 1838.Uma das dificuldades do ensino de uma área tão nova e que cresce muito rapidamente é a identificação do que deve ser conhecido pelos alunos. O levantamento dos conceitos (“concept inventory”) tem sido feito em várias áreas do conhecimento, inclusive como forma de se medir o ganho de aprendizagem. Ao mesmo tempo, existe um esforço da identificação das grandes bases conceituais, aquelas que devem permear todos o pensamento numa determinada área. A Sociedade Americana para o Progresso da Ciência sugere que os eixos fundamentais da biologia são: evolução, fluxo de informação, transformações de energia, teoria dos sistemas e relação entre forma e função. Podemos acrescentar a teoria celular como 6º eixo básico no caso da biologia celular. A percepção de que essas linhas básicas devem aparecer em todos os conceitos da biologia celular é extremamente importante, mas obviamente deve se esperar que os alunos saibam mais do que essas seis bases estruturantes.Junto com a profa Cláudia Mermelstein, fizemos em 2017 uma análise do que é ensinado em universidades no Brasil em biologia celular, a partir do levantamento dos programas de várias disciplinas. Podemos assumir que a organização em tópicos de aula é uma primeira forma de definição de prioridades conceituais. Observamos uma grande variedade de conteúdos, o que sugere que, se já existe uma enorme variação ao nível de organização dos tópicos, deve existir uma variação ainda maior de conceitos individuais. Nesse sentido, venho trabalhando para identificar quais são as “unidades conceituais” que devemos ensinar em cada aula (para alunos de graduação). A discretização do conhecimento é uma forma de resgatar as contribuições de cada pesquisador. Obviamente, uma nova idéia ou conceito pode ser tanto uma observação ou um experimento quanto uma grande teoria, mas sempre houve um (ou mais) pesquisador responsável por uma unidade conceitual. Além disso, todos os conceitos são necessariamente inter-relacionados, numa rede de conhecimento, e o reconhecimento das interrelações entre os conceitos é tão importante quanto a identificação individual de cada conceito.Baseado nessas premissas, neste livro o texto se baseia nas tabelas de conceitos fundamentais apresentadas para cada tópico. Cada conceito da lista está classificado quanto ao nível de abstração e abrangência. Assim “Observações” ou “Fatos” e “Experimentos” pertencem ao nível mais básico da pirâmide, seguidos de “Interpretações”, onde os simples Fatos são relacionados, num nível intermediário na pirâmide, e finalmente “Teorias”, que são grande generalizações, que se aplicam a muitos conceitos e implicam em uma boa dose de abstração. Também aponto claramente quando se trata de um conceito ou um exemplo, um experimento: acho a distinção entre fato e interpretação importante didaticamente. Também fiz um esforço para identificação de erros conceituais, ou pelo menos de isolamento de áreas controversas do ponto de vista da vanguarda do conhecimento. Por isso apresento uma série de tópicos para discussão com os alunos. Em particular, questiono várias classificações que possuem sua pouca vantagem conceitual, mas que podem restringir a busca de interpretações mais sofisticadas.Esclareço que as imagens são de domínio público, em geral retiradas da Wikipédia, para onde apontam a maioria dos links, ou de minha autoria.A proposta do presente trabalho implica que ele seja necessariamente provisório, pela impermanência dos conceitos em ciência em geral e em biologia celular em particular. Além disso, obviamente dependo de retorno da comunidade dos alunos e professores para o aperfeiçoamento da lista e do livro, para o qual confiam em contribuições.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro Manual de Biologia Celular: Identificando os conceitos essenciais: Fundamentos, membrana e citoesqueleto. de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Manual de Biologia Celular: Identificando os conceitos essenciais: Fundamentos, membrana e citoesqueleto. de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Manual de Biologia Celular: Identificando os conceitos essenciais: Fundamentos, membrana e citoesqueleto.
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: