Livro: "Maranhão: de Província mais Rica a Estado mais Miserável. Afinal, o que deu tão errado? O que o Brasil pode aprender com isso?"

SINOPSE:

Atualmente, o Maranhão é um dos Estados mais pobres e com pior IDH da Federação com quase 20% de sua população ainda analfabeta (assim como o Congo, país assolado por guerras, genocídios e epidemias). Porém, um rápido passeio pelo centro histórico de São Luís, com seus casarões majestosos e adornados com luxuosos azulejos, denuncia a grandeza de um passado colonial recente de riqueza e prosperidade. Este livro faz um estudo de caso com o Maranhão para analisar e explicar como uma região que já teve a maior renda per capita do país (o dobro do Brasil e semelhante à dos EUA), celeiro de letrados como Gonçalves Dias e Aluísio de Azevedo (período em que se originou o dizer “Maranhão tem o Português mais bem falado do Brasil”), pôde se tornar o estado mais miserável, em um período de apenas cem anos (!!!). Uma região onde João do Vale dizia “ter muita coisa engraçada, mas o que tem mais é muito sacrifício pra gente viver”. Para isso analisa os impactos causados pelas oportunidades e crises externas frente a produção do algodão (a guerra de Independência dos Estados Unidos, Guerra de Secessão, Primeira Guerra Mundial…), a maior riqueza do estado durante sua prosperidade. Atribui-se a Simon Kuznets o axioma de que em matéria de desenvolvimento existem quatro tipos de países 1) Os que se desenvolveram; 2) Os que não se desenvolveram; 3) O Japão 4) A Argentina. Parafraseando-o, ao estudar a história econômica brasileira, pode-se dizer que no Brasil existem quatro tipos de Estados: 1) os que se desenvolveram, 2) os que não se desenvolveram, 3) São Paulo e 4) o Maranhão.Com isso, o livro também faz uma comparação do sucesso do modelo industrial pós-café em São Paulo e o fracasso do modelo industrial pós-algodão no Maranhão. Pretende abrir um debate sobre o papel da política estatal, fatores externos e ciclos de prosperidade para o desenvolvimento ou não de uma região ou de um ciclo produtivo virtuoso e sustentável. O que fez um estado rico e industrial e o outro pobre e atrasado e o que o Brasil pode aprender com isso.Então, o que será que deu tão errado?

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Maranhão: de Província mais Rica a Estado mais Miserável. Afinal, o que deu tão errado? O que o Brasil pode aprender com isso? de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Maranhão: de Província mais Rica a Estado mais Miserável. Afinal, o que deu tão errado? O que o Brasil pode aprender com isso? de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Maranhão: de Província mais Rica a Estado mais Miserável. Afinal, o que deu tão errado? O que o Brasil pode aprender com isso?

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: