SINOPSE:
Neste livro, MEMÓRIA, pretendi resumir a minha vida. Nasci num lugar isolado, a três quilómetro da aldeia mais próxima, numa casa de chão térreo, menos a cozinha que tinha um soalho de madeira, muito irregular. Na cozinha ardia a lareira e o fumo fazia arder os olhos e então, mesmo quando nos ríamos, tínhamos lágrimas nos olhos. Em Beça frequentei a escola primária e desse tempo recordo a Dª. Antónia, professora que me ensinou na terceira e na quarta classe. Pretendi, ao recordá-la, prestar-lhe uma homenagem simples mas sentida.Aos onze anos entrei no seminário de Cristo Rei, em Vila Nova de Gaia. Saiu-me, com isso, a sorte grande. Nos Redentoristas passei treze anos da minha vida. Foi lá que a minha personalidade se formou. Dos seis anos passados em Vila Nova de Gaia guardo um sem número de recordações. Procurei registá-las com alguma graça, alguma ironia, mas com muito reconhecimento. De Gaia parti para Espanha para prosseguir os estudos. Fiz o noviciado em Nava-del-Rei, uma cidadezinha de três mil habitantes, completamente rural e de lá parti para Valladolid, para o Colegio San Alfonso, onde queimei as pestanas durante cinco anos, três dedicados à Filosofia e dois à Teologia. No fim do segundo ano de Teologia decidi, de acordo com o que de mim pensavam os meus diretores, interromper o curso a fim de amadurecer a minha decisão. Passei por Santiago de Compostela onde frequentei um curso de Música e, de lá, parti para o seminário de Cristo Rei onde iria ser professor. Dei aulas de Grego, de Música, de Francês e de Química. Escusado será dizer que de Química não sabia praticamente nada, tinha que estudar antes de dar cada aula. Em Abril desse ano decidi sair, abandonar a vida a que me tinha dedicado por tantos anos.De Abril a Outubro andei pela minha terra, à espera de ir para a tropa. Fui à inspeção a Vila Real e, dado como apto para todo o serviço, dei entrada em Mafra no dia 10 de outubro de 1967. De Mafra fui para Vendas Novas fazer a especialidade. Finda a especialidade, fui colocado em Espinho, no Gaca 3. Nunca, porém, lá pus os pés. Fui requisitado pela Escola Prática de Artilharia de Vendas Novas como instrutor de Ação Psicológica. Foi assim que passei três anos completos em Vendas Novas. Como a passagem à disponibilidade me aconteceria em Dezembro de 1970, aceitei, devidamente autorizado pelo comando da Escola Prática, um horário como professor no Colégio Salesiano em Vendas Novas. Findo o ano letivo de 1970/71 mudei-me para o Porto. Abriu-se-me a porta do Externato Portugal Masculino e a do Colégio de Ermesinde. Candidatei-me ao Curso de História da Faculdade de Letras da Universidade do Porto em maio de 1972 e em outubro de 1974 tinha feito praticamente todas as cadeiras do curso. E agora, daqui para a frente, a parar aqui e ali, no que de mais interesse me passou pela vida, pela vida profissional, que, da outra, ninguém tem que saber.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro MEMÓRIA de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro MEMÓRIA de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro MEMÓRIA
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: