Livro: "Memórias da infância em que eu morri (Entre Realidade e Invenção Livro 1)"
SINOPSE:
“Este ‘Memórias da infância em que eu morri’ é um romance impactante de muitas maneiras. Nele, temos a chance de acompanhar de perto, pelos olhos de um menino, como podem reagir os membros de uma família frente a uma realidade dura e incontornável. Uma série de elementos vai sendo manejada com habilidade pelo autor, nos apresentando pouco a pouco essa trama tocante. Uma bela estreia.” Carlos Eduardo Pereira
SINOPSE: “Memórias da infância em que eu morri” é um romance narrado em primeira pessoa pelo menino Hugo, de nove anos. Fã de esportes e da leitura de Fernando Pessoa, Hugo recebe o diagnóstico de uma doença grave, logo após ele, os pais e o irmão mais velho se mudarem para uma casa grande, num novo bairro na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O diagnóstico não é bem recebido pelos pais, que passam a frequentar a Igreja com mais afinco e se apegam à religião durante o tratamento do menino. A mãe, principalmente, parece fechar-se em si mesma, isolando-se no quarto do segundo andar, trancada, o que deixa Hugo desnorteado, sem saber a quem recorrer para compreender melhor o que se passa consigo. Numa tentativa de comunicar-se com a mãe, para desabafar sobre seu sofrimento íntimo e tentar entender melhor o que se passa, Hugo começa a gravar fitas de áudio.
APRESENTAÇÃO do escritor e crítico literário José Castello: “Todo debruçar sobre a infância é, sempre, uma aventura de grande risco. Hugo Pascottini Pernet, porém, a ela se submete com serenidade e coragem. E mais ainda: apesar do sofrimento inevitável que a experiência envolve, escreve com alegria. “Memórias da infância em que eu morri” não é, porém, apenas um livro que aponta para o passado. Aponta, também, para o presente. Ao desenhar o despertar do menino, um acordar para o mundo que se mistura, em paradoxo, com a sombra da morte, Hugo nos apresenta, ainda e, sobretudo, um forte esboço do homem que se tornou.Sim, porque o subtítulo já nos adverte: Hugo escreve “entre realidade e invenção”. Mas quem pode, sinceramente, dizer o que é a realidade? E quem pode aprisionar e domesticar a idéia da invenção, que é justamente uma abertura para o inesperado e o desconhecido?Sobre esse limite delicado – que, no fim das contas, define a própria vida -, Hugo Pascottini Pernet nos narra uma história forte, mas sutil, muito além dos apelos do sentimentalismo, muito além ainda de qualquer lamento, ou piedade. A história de uma conquista. Sem ceder à auto-comiseração, o narrador de Hugo, que pode ou não ser o próprio Hugo, e na verdade pode ou não ser qualquer um de nós, nos escolta em uma experiência difícil, sombria, que atordoa não só o menino, mas os pais também. Famílias quase sempre adoecem juntas; a doença nunca é um destino solitário.“A linguagem é clara, mas comovente, e também poética. No fundo, perfila-se a sombra de Alberto Caeiro, o mais delicado dos heterônimos de Fernando Pessoa. Aos nove anos de idade, carregando o fardo de uma doença que não consegue compreender, um menino já sabe que, em situações extremas e de desamparo, só a poesia salva.As idas constantes ao hospital se assemelham a uma descida ao inferno. Ainda assim, o garoto encontra sua maneira de resistir. As palavras – escritas, gravadas, sonhadas – são seu instrumento de guerra.Hugo Pascottini Pernet nos apresenta a literatura como uma forma de luta. Não basta embelezar o mundo, não basta traduzi-lo ou poetizá-lo. É preciso também ter a coragem de nele perseverar. No lugar da esperança, que muitas vezes é flácida e lamuriosa, a presença firme da perseverança, que nada mais é do que a vontade de viver.” José Castello
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro Memórias da infância em que eu morri (Entre Realidade e Invenção Livro 1) de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Memórias da infância em que eu morri (Entre Realidade e Invenção Livro 1) de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Memórias da infância em que eu morri (Entre Realidade e Invenção Livro 1)
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- Mudanças (livro 1)
- Amante Londrino
- Planicies de Kestrel
- Corrupt (Devil’s Night Livro 1)
- Mel e o admirador secreto (Saga Amores Predestinados Livro 2)
- A AUTOBIOGRAFIA (OU NÃO) DE UMA PESSOA QUALQUER
- Meu Professor 1
- Resistência Perdida (Série Aliança de Sangue Livro 3)
- As mil e uma noites – Vol. 1
- Qual é o nome da vez?: #WeHo 2
- A cidade de ouro
- Imperfeito: É preciso coragem para se libertar