Livro: "Metafísica e Sentido 1: Livro 1: As condições superestruturais do significado"

SINOPSE:

(…) da filosofia transcendental ao positivismo, a expressão ‘metafísica’ se tornou o alvo para a acusação de contrassenso e falta de sentido. Mas (…) ao mesmo tempo, ela se tornou o centro de uma acusação de ocultação ou esquecimento. E nesse ponto encontramos o segundo modo como essa disciplina flexível foi quase absolutamente repudiada nos tempos modernos: como um foco de proliferação de gnosticismo, ou a crença no acesso a conhecimentos herméticos, fechados, presentes em formulações culturais esotéricas, fontes de superfaturamento interpretativo, tal como na magia primitiva.
James afirma que “sabe-se quanto os homens têm suspirado por poderes mágicos ilícitos,e se sabe também a grande parte que as palavras sempre desempenharam na magia. (…) se temos o nome … podemos controlar o espírito. (…). Deus, matéria, razão, absoluto, energia, são muitos desses nomes encantados. Podemos repousar quando os temos. Chegamos ao fim de nossa pesquisa metafísica” .
É nessa segunda expressão que a metafísica foi usada como o bode expiatório de crítica empregada por uma tendência moderna ainda mais ampla do que o positivismo. Nesta nova onda, mesmo as convenções artificiais dos lógicos poderiam ocultar as relações estruturais dos signos, fixando a diferença entre necessário (analítico) e contingente (sintético) em uma proibição ainda dogmática, fundada na inquestionabilidade do jogo ou na hegemonia da norma convencional.
(…) Levi-Strauss chega a considerar a parte planejada conscientemente de nossas estruturas sociais como pobres perpetuações de relações estruturais mais profundas (…). Um modelo criado pelo cacique ou pelo sábio de uma tribo seria uma reinterpretação de um código cultural programado para defender suas fronteiras por dissimulações: seus mitos, seus sonhos, e até suas teorias psicológicas, seriam superinterpretações viciadas.
Sempre que o significado é construído por referência a uma interpretação ou modelo consciente, centrado na tradição, na história ou na sincronicidade da linguagem, ele mascara o ponto fraco-humano – o desejo, a relação de poder, o espírito da língua – que ele recodifica, o apresenta como um segredo. (…)

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Metafísica e Sentido 1: Livro 1: As condições superestruturais do significado de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Metafísica e Sentido 1: Livro 1: As condições superestruturais do significado de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Metafísica e Sentido 1: Livro 1: As condições superestruturais do significado

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: