Livro: "Metafísica e Sentido 3: Livro 3: Aspectos da Inflação superestrutural do Significado"

SINOPSE:

No uso diário da linguagem, jamais temos tanta liberdade e autenticidade como sugere o mito de uma abertura originária da verdade, ou o mito da revisão lógica pura. O que temos é a coordenação entre todos os focos de codificação e os truísmos que se instituem no debate popular. Além disso há uma pressão do universo retórico – o equilíbrio do consenso – para se adaptar às atualizações que se inserem na linguagem.
(…) se a distinção entre linguagem e nao linguagem não pode ser dita, avaliada ou medida, a não ser por proposições filosóficas que “deixam tudo no lugar”, os modos de refletir sobre as condições de universalidade em que o significado é válido dependem do diálogo da linguagem consigo mesma – a inflação ou a perífrase. Dizer que não estamos mais na era do “mito” significa apenas que a ciência moderna se tornou a abastecedora desse universo de codificação. Não é mentira que, como disse Steiner: “as ciências enriquecerão a linguagem e a capacidade da percepção”.
(…) aa a ciência moderna – sem precisar recorrer a entidades sobrenaturais – supre nossa necessidade de passado, de história, com a dosagem certa de linhagem paradigmática e linhagem de revolução, dando um pedigree hermenêutico ao pragmatismo gratuito.
Mas com esse saber estamos desvendando apenas o início…
Seja através de um eu que transcende a si mesmo, um supereu, ou através de um sistema intersubjetivo de reconhecimento, ou ainda por meio de um acesso privilegiado à jurisdição eidética de uma região técnica, o erudito moderno já não está indefeso contra a imagem normativa eterna da ciência e da pós-metafísica.(…) enquanto se distingue da missão de construir uma Metafísica, selecionando os aspectos da realidade (físicos, espirituais, materiais, etc) mais próximos a otimizar um sistema da verdade global, a ciência moderna constriu, antes, algo levemente parecido: um cosmos universitário onde o protagonismo da ciência se reveza e é atravessado reflexivamente por si mesmo. Esse atravessamento do conceito foi enunciado pela primeira vez por Hegel. Pode-se dizer, de um ponto de vista da dialética pós-hegeliana, que a ciência moderna retoma o projeto metafísico de fundamentação última do conhecimento, mas em uma visão auto-monitorada da circulação desse saber que permite ao conceito transbordar… (…) a ciência – sem precisar recorrer a entidades sobrenaturais – supre nossa necessidade de passado, de história, a dosagem certa de linhagem paradigmática e linhagem de revolução, dando um pedigree ao pragmatismo gratuito.Mas com esse saber estamos desvendando apenas o início… É o modo como a ciência se enraiza normativamente na linguagem, de maneira colonizadora ou libertadora, hermética ou clara, servindo aos interesses de valores de vida ou de morte, o que interessa saber…
Da fenomenologia à psicanálise, nossa visão costumeira sobre as possibilidades de transcender o eu e acessar conhecimentos objetivos passa por uma revisão radical: por um lado, é questionado o programa de projeção que juridicializa a entrega de “intuições”; e por outro, é desvendado o mecanismo de repressão e de pressão cultural agindo na formação moral da consciência que “intui”. Em todo caso vêm à luz o problema da produção das superinterpretações que constrem as camadas de proteção das verdades necessárias. Seja através de um eu que transcende a si mesmo, um supereu, ou através de um sistema intersubjetivo de reconhecimento, ou ainda por meio de um acesso privilegiado à jurisdição eidética de uma região técnica, o erudito moderno já não está indefeso contra a imagem normativa eterna da ciência e da pós-metafísica.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Metafísica e Sentido 3: Livro 3: Aspectos da Inflação superestrutural do Significado de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Metafísica e Sentido 3: Livro 3: Aspectos da Inflação superestrutural do Significado de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Metafísica e Sentido 3: Livro 3: Aspectos da Inflação superestrutural do Significado

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: