Livro: "Meu Avô, Pedro Aurélio de Góes Monteiro"

SINOPSE:

No ano de 1955, Pedro Aurélio de Góes Monteiro, meu avô, ditou suas memórias ao jor-nalista Lourival Coutinho, que as reuniu, junto com os seus comentários, em um livro de 546 páginas intitulado O General Góes Depõe. Na apresentação do livro, Coutinho explica o motivo que o levou a procurar o meu avô e a tomar o seu depoimento: conta ele que, em certa ocasião, em conversa com o general Pantaleão Pessoa, havia feito severas críticas ao meu avô, tendo o seu interlocutor respondido que ele estava cometendo grave injustiça contra um militar “que havia dado os melhores anos de sua vida à felicidade da Pátria, sem quaisquer outras recompensas senão aquelas impostas por seus méritos profissionais.” Na tentativa de fazê-lo mudar de opinião, o general Pessoa levou-o à casa do meu avô para uma conversa, que acabou se desdobrando em uma série de entrevistas, que, por sua vez, deram ensejo à publicação do livro citado.
Nessas entrevistas, meu avô abordou a significativa participação que teve nos principais acontecimentos políticos ocorridos no país no período de 1920 a 1955, dentre o quais in-cluem-se as Revoltas “Tenentistas” de 1920 e 1924, a perseguição à Coluna Prestes, a Re-volução de 30, o Primeiro Governo Vargas, a Revolução Paulista de 1932, a Constituinte de 1934, o Estado Novo, a Ditadura Vargas, a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, a Deposição de Getúlio Vargas, o Governo Dutra e o Segundo Governo Vargas. Ao final da apresentação, Lourival Coutinho conclui: “Hoje, ante este seu depoimento para a Nação e para a História, condensado neste volume, não me resta outra alternativa senão a de modificar o juízo injusto e sem ressalvas que fazia do general Góes Monteiro. Acredito que outros, como eu, serão tentados também a rever sua opinião, em face de ver-dades que só agora vão conhecer.”Hoje em dia, entretanto, passados quase setenta anos, eu, seu neto, constato que o juízo que dele fazia o jornalista Lourival Coutinho antes de escrever o livro continua a prevale-cer entre os historiadores e comentaristas que escrevem sobre os acontecimentos políticos e militares daquela época – o que me leva a crer que muitos deles ou desconhecem o livro (a edição encontra-se esgotada há muitos anos) ou, então, não o leram em sua totalidade, o que não é de admirar-se, pois trata-se de um compêndio volumoso e cheio de detalhes. Esse é o principal motivo pelo qual me propus a resumir, nesta pequena obra, os momen-tos mais importantes da vida do meu avô, principalmente aqueles que trazem luz sobre as suas ideias ou em que transparece o seu caráter de homem público, baseando-me princi-palmente nas suas memórias, tais como registradas no livro O General Góes Depõe.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Meu Avô, Pedro Aurélio de Góes Monteiro de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Meu Avô, Pedro Aurélio de Góes Monteiro de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Meu Avô, Pedro Aurélio de Góes Monteiro

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: