Livro: "Mídia e discurso: a construção de sentidos"
SINOPSE:
Este livro representa um “olhar para dentro” do próprio caminhar e, ao mesmo tempo, uma mirada instigante enquanto à telha discursiva em diversas esferas que priorizam discursos textuais e/ou imagéticos.
O autor faz uma retrospectiva da sua própria pesquisa discursiva, considerando alguns dos textos que foram divulgados durante os últimos anos em diversos espaços científicos. Apesar de se apresentar, num primeiro momento, como um percurso eclético, o livro tem uma coesão intrínseca ao evidenciar a ideologia como uma teia que perpassa toda manifestação discursiva.
Cruz constrói uma trilha que atravessa diferentes paisagens semióticas, materializadas neste trabalho, num olhar para a fotografia, o documentário, as revistas semanais, os memes e as inscrições urbanas. A arriscada intenção de colocar linguagens diversas na mesma arena, ainda que separadas em capítulos, acaba se transformando numa oportunidade para o leitor de vivenciar o discurso como uma entidade dinâmica, dialógica e onipresente nas mais diversas formas de expressão características da modernidade multimodal na qual estamos imersos.
Um dos pontos mais contundentes da abordagem do autor é a sensibilidade para vincular suas análises a questões que interagem no nosso cotidiano, tais como: a representação de atores sociais publicamente notórios, o caso de Lula e Marina Silva; a materialidade da arte, mediante a análise da fotografia de Philip-Lorca diCorcia e do documentário Elena e o envolvimento cidadão nas manifestações populares nos muros das cidades.
A leitura desta obra é recomendável para aqueles que já navegam na análise discursiva, e também para quem deseja se aproximar a essa perspectiva dos acontecimentos.
Vale a pena aceitar a provocação do autor e atentarmos aos processos envolvidos na construção de sentidos, na multiplicidade de discursos que, mediante disfarçadas intencionalidades de naturalização, nos atingem no nosso dia a dia.
Letícia Beatriz Gambetta Abella, Professora Doutora na Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação e na Faculdade de Informação e Comunicação, da Universidade da República (UDELAR), no Uruguai.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro Mídia e discurso: a construção de sentidos de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Mídia e discurso: a construção de sentidos de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Mídia e discurso: a construção de sentidos
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- O Uso da Informação no Desenvolvimento Político Eleitoral Brasileiro
- Chapados de cloroquina: a morte da empatia
- O megabloco do Pacífico e o Brasil
- Histórias da política autoritária Integralismos,Nacional-sindicalismo,nazismo e fascismos (MUNDO CONTEMPORÂNEO)
- Nossa primeira crise “multimídia”
- Que fazer?: A resposta proletária (Difusão Cultural)
- A constitucionalidade do regime diferenciado de contratações públicas face aos grandes eventos nacionais
- O ano em que sonhamos perigosamente
- Gerência de contratos: Propostas técnicas para licitações públicas e privadas
- 1989: História da primeira eleição presidencial pós-ditadura
- VERÍSSIMO: DOS BANDEIRANTES AO SÉCULO XXI
- Crise de representação dos Partidos Políticos no Brasil (2000 a 2015): Uma perspectiva comparada