Livro: "Morte violenta de mulheres no Brasil e novas vulnerabilidades: da violência do patriarcado privado à violência do patriarcado público"

SINOPSE:

Este livro demostra as mudanças e as permanências relacionadas às vulnerabilidades femininas à morte violenta, com o fim de ofertar novas contribuições aos estudos sobre a violência letal contra as mulheres. Nessa linha, expõe as manifestações que divergem dos padrões de feminicídio previstos no direito penal brasileiro, assim como apresenta de que maneira se desenrola a violência de gênero letal hoje, situando o tema dentro das atuais dinâmicas do patriarcado, do capitalismo e do racismo. A autora pergunta se os tradicionais feminicídios, ou seja, aqueles decorrentes sobretudo de violência doméstica e/ou sexual, são centrais para explicar os números de mortes de mulheres no período recente. Ao longo do trabalho, ela argumenta que a crescente inserção das mulheres nos espaços públicos e sua maior suscetibilidade ao mercado e ao Estado (patriarcais, neoliberais e racistas), com a guerra às drogas como estratégia de neutralização social nesse contexto, produzem novas vulnerabilidades à violência, tornando as agressões às mulheres mais diversas do que os casos de violência doméstica e/ou sexual, até então o foco dos estudos sobre a mortalidade feminina violenta. Para verificar essa hipótese, foi realizada uma pesquisa quanti-qualitativa a partir de inquéritos policiais de homicídios de mulheres ocorridos entre 2013 e 2017, nas cidades de João Pessoa e Porto Alegre. A pesquisa mostra mudanças nos padrões desses delitos, com a maioria dos assassinatos motivados pelos conflitos relacionados ao narcotráfico, sem uso de violência sexual. Os resultados mostram que não é mais óbvio empreender associações diretas, sem uma análise apurada, entre mortes violentas de mulheres e feminicídios. Contudo, estes, ainda que possam ser, em algumas cidades, menos prevalentes que antes, permanecem vitimando de maneira relevante as mulheres, adquirindo manifestações que representam uma reação ao empoderamento feminino e ao poder masculino perdido, mais que propriamente o exercício de violências sobre uma mulher frágil, dependente e restrita ao lar.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Morte violenta de mulheres no Brasil e novas vulnerabilidades: da violência do patriarcado privado à violência do patriarcado público de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Morte violenta de mulheres no Brasil e novas vulnerabilidades: da violência do patriarcado privado à violência do patriarcado público de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Morte violenta de mulheres no Brasil e novas vulnerabilidades: da violência do patriarcado privado à violência do patriarcado público

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: