Livro: "Mosaico Psicopedagógico: Textos e Reflexões"

SINOPSE:

O fazer da Psicopedagogia no terceiro milênio – também visto na perspectiva da Epistemologia Convergente – traz, conjuntamente, dois desafios principais e indissociáveis: aperfeiçoar os resultados alcançados e abordar as eventuais provocações do futuro. O aperfeiçoamento dos resultados alcançados pode ser generalizado sob a ideia de uma definição mais inclusiva e profunda do objeto de estudo da Psicopedagogia e, vale dizer, da aprendizagem e dos recursos diagnósticos, preventivos e assistenciais utilizados nas quatro unidades de análises já mencionadas. Mesmo que os resultados pré-citados tragam uma clara dedicação ao sujeito individual, nos quais se privilegiam os aspectos cognitivos e afetivos (como construções sociais), acho indispensável levar a cabo investigações clínicas e experimentais que aprofundem mais especificamente essa interação em situações de aprendizagem. Até agora, foram estudados três fenômenos: os da dimensão cognitiva, os da dimensão afetiva e os da interação entre ambos. O que falta estudar é a influência que a aprendizagem produz em ambas as dimensões e na interação […]. Também é necessário aprofundar-se nos conceitos de aprendizagem grupal, institucional e comunitária. Indivíduo, grupo, instituição e comunidade são, sem dúvida alguma, organismos vivos que aprendem. […] Assim mesmo, cabe mencionar que, muito provavelmente, a Psicopedagogia deva incorporar, ao estudo dos mecanismos de aprendizagem, uma nova e quinta unidade de análise: “a cultura”. […] Sem lugar a dúvidas, no momento atual, em função dos avanços tecnológicos que facilitam a comunicação, essa unidade de análise adquire uma relevância fundamental; ao mesmo tempo em que encerra a série das cinco unidades, reverte-se sobre cada uma e sobre o indivíduo muito especialmente, fazendo que, nele, seja introduzido um conjunto de valores e condutas. (Jorge Visca, p. 119-124).I – A Aprendizagem – um Momento de ConstruçãoII – Pré-Condições Energético-Estruturais da Aprendizagem III – As Relações Entre a Inteligência e a Afetividade no Modelo da Epistemologia ConvergenteDesenvolvimento histórico O modelo da Epistemologia Convergente IV – Delimitação do que é o Problema de Aprendizagem de Acordo com a Epistemologia Convergente V – Seis Modelos Fundamentados na Psicanálise e na Epistemologia Genética VI Inteligência, Afetividade e Aprendizagem VIII Os Âmbitos da PsicopedagogiaIX A Aprendizagem na Terceira Idade X Os Caminhos da Psicopedagogia no Terceiro Milênio XI Aplicação Prática de Alguns Conceitos Propostos por Visca – Relatos e Reflexões – Laura Monte Serrat Barbosa

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Mosaico Psicopedagógico: Textos e Reflexões de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Mosaico Psicopedagógico: Textos e Reflexões de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Mosaico Psicopedagógico: Textos e Reflexões

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: