Livro: "Nadar para Professores: O ensino das habilidades motoras aquáticas em perspectiva integrativa"
SINOPSE:
Há muitos livros sobre o ensino do nadar / da natação no mercado, mas nenhum que abrange, de forma tão completa, as várias facetas relevantes para o processo ensino-aprendizagem das atividades aquáticas. Nisso, não se limita à proposição de mais uma seleção de exercícios, mas explica com profundidade os raciocínios que justificam a proposta dessas intervenções pedagógicas, que se norteiam pelo aluno e sua relação com a água : suas experiências anteriores, demandas, anseios e objetivos pessoais, sejam eles voltados à saúde ou ao desempenho esportivo. Nessa linha de raciocínio, tem por objetivo a interação eficiente do indivíduo com a água, não a imitação de técnicas de nado, pré-fabricadas, dos medalhistas. O ensino do nadar tem tradição milenar, e muitos livros já foram escritos a respeito. Ainda assim, com frequência o professor se encontra diante de uma situação difícil: mesmo fazendo tudo certo, o aluno não sai do lugar, ou não se sente seguro. No raso, vai bem, mas quando a profundidade da água aumenta, esquece tudo. Para problemas desse tipo, a literatura disponível não oferece soluções, e muitos profissionais nesse momento se sentem abandonados pela ciência. Essa experiência motivou a autora a reunir os frutos de sua experiência no ensino das atividades aquáticas, ao longo de várias décadas, em sua prática acadêmica e científica, para que possam ajudar professores, estudantes e leigos interessados a compreender melhor, e consequentemente poder orientar com mais êxito, esse processo complexo que é aprender a interagir eficientemente com esse meio tão estranho ao ser humano que é a água.As bases físicas e psicológicas do ensino do nadar são explicadas de forma clara e abrangente, com muitas imagens, preparando o leitor para as numerosas sugestões de exercícios inovadores para o ensino dos quatro nados competitivos, bem como de outros nados menos conhecidos, nado artístico, polo aquático, saltos ornamentais, salvamento e autossalvamento. O capítulo destinado à adaptação à água contempla com aprofundamento as diversas facetas desse processo e dá especial atenção ao medo da água, desde suas causas até sugestões práticas de como ajudar o aluno nessa situação. O raciocínio que fundamenta a seleção dos exercícios propostos é construído com base nos conhecimentos mais recentes da teoria da aprendizagem motora. Dentro da concepção pedagógica baseada na interação do indivíduo com o meio, o acompanhamento da evolução da aprendizagem é essencial. Consequentemente, o livro se encerra com um capítulo sobre avaliação no ensino do nadar, que indica diversos caminhos para acompanhar a evolução do aluno ao longo da sua aprendizagem e do seu treinamento, no desenvolvimento de sua mais pessoal e individual competência aquática, desde a superação do medo até as habilidades básicas dos esportes aquáticos. Aproveite a oportunidade e saia na frente com essa obra super atual. Faça parte da comunidade científica que está na vanguarda do ensino do nadar baseado em evidências.
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