Livro: "Nenhuma Crença Nenhuma Fé: Vol. I"

SINOPSE:

A proposta da obra é oferecer referências não só válidas, mas também reflexivas para a negação da crença e da fé religiosas. Questionar se elas causam ou não a separação entre as pessoas, semeando a intolerância, a desunião e o conflito na Humanidade. Através de frases curtas, citações e perguntas que promovem a reflexão, o leitor é levado a ponderar sobre o que é bom para todos, empregando aquilo que lhe é inerente: a razão. Em várias páginas podem ser encontrados três símbolos de interrogação (???), indicando que se está diante de um questionamento apesar de ser uma afirmação, pois o que se quer é a ponderação. O livro adota um enfoque cético mas positivo que além de procurar manter a mente aberta, parte da premissa de que fazer o bem aos seres vivos, não lhes fazer o mal e não lhes prejudicar, não depende de ter uma fé religiosa.
São apresentadas inúmeras questões, por exemplo:
– Seriam muitos os perigos decorrentes da via religiosa, dado que a religião pode separar o grupo humano que nela se reconhece, pela oposição aos que põem em prática uma outra fé. Toda crença, na medida em que define e diferencia uma comunidade humana, poderia servir de justificação a um conflito que opõe aquela a outros grupos humanos de prática religiosa diferente. Como a guerra, a religião poderia ser vivida como uma manifestação violenta da solidariedade coletiva.
– Não há como negar que a religião é uma produção humana, pois foi o ser humano quem fez a religião, não foi a religião que o fez. Então, a crença em Deus teria surgido, sobretudo, pelo medo. Mais do que medo, o gênero humano ao se desesperar diante do mundo, encontraria consolo no divino, que representaria a figura de um pai protetor. Caberia, então, ao ser humano reivindicar a sua liberdade negando Deus; pois se o ser humano é livre, deveria então se distanciar daquele que pela ótica religiosa o manipularia como uma marionete.
– Certamente, o medo, a culpa e o castigo são uma tríade histórica presente nos processos de natureza religiosa, que se caracterizam pelo doutrinamento, manipulação e exploração dos seres humanos. Então, as religiões, principalmente as monoteístas, seriam usadas para legitimar a corrupção, para dominar de acordo com uma moral contrária à natureza humana. Elas teriam servido apenas para iludir o gênero humano. São instituições de repressão e corrupção, que organizam a ilusão das massas.
São reflexões como essas que você vai encontrar a cada página, que pretendem questionar as suas convicções. O que se quer, é que você pense por si mesmo e não como o autor pensa. Trata-se de uma excelente oportunidade para exercitar a dúvida saudável, que leva ao esclarecimento ou a desconstrução daquilo que é potencial ou inegavelmente nocivo.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Nenhuma Crença Nenhuma Fé: Vol. I de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Nenhuma Crença Nenhuma Fé: Vol. I de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Nenhuma Crença Nenhuma Fé: Vol. I

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: