Livro: "No tempo de eu menino: Memórias de infância"
SINOPSE:
Allison Leão*
Certa vez, ao se referir a uma biblioteca de livros infantis e comparar o colecionismo dessa natureza com a bibliofilia (digamos) adulta, o pensador alemão Walter Benjamin notou que, diferente da solidão, avareza, amargura e outros traços sombrios que, em geral, caracterizariam esta, o colecionador e a coleção de livros infantis seriam algo semelhante aos seus objetos: álacres e leves. Segundo Benjamin, aquele que quisesse apreciar uma coleção dessa ordem deveria se manter “fiel à alegria que experimentou quando criança, ao ler esses livros”. O curioso é que, como todas as bibliotecas, aquela em questão também pertencia a um adulto; alguém que se tornara homem sem contudo perder certa felicidade infantil que há em três gestos: ouvir histórias, colecionar coisas e ter brinquedos.
No tempo de eu menino, livro de Odenildo Sena que o leitor agora tem em mãos, é um convite que o autor nos faz para um reencontro com esse tipo de felicidade. As crônicas que compõem o volume nos contam histórias de sua infância vivida no bairro de São Raimundo – não o de hoje, mas um bairro de um tipo como atualmente quase já não existe. Embora desaparecido no tempo, o bairro retorna nas cores da memória, com um pouco de nostalgia e muito lirismo.
Sem falsetes de literatices, uma beleza que as crônicas de Odenildo nos trazem está na simplicidade de seu contar, como uma conversa entre quem parou para rememorar algo e outrem que parou para ouvir. Talvez aí esteja outra beleza, mais inesperada: entre a prosa de quem conta e ouvido de quem escuta, está a pausa em um mundo acelerado que nos impõe a surdez e a indiferença. Em tempo de zumbis vidrados em tablets e smartfones, o livro de Odenildo – seja porque é um livro, seja pelo seu conteúdo – nos lembra como era bom quando nos ouvíamos.
Naquele tempo, os cinemas eram como segundas casas; os jornais davam notícias; havia quintais; as crianças percorriam e conheciam os espaços da cidade; até as mães eram outras; até as máquinas tinham nomes próprios – ou, como alguém já disse, “até os automóveis davam bom dia”.
As crônicas, em geral, têm o poder de registrar um tempo – tempo que ficará mais e mais distante de um agora. Esse registro, muitas vezes, guarda elementos ou vestígios daquilo que um dia foi a realidade. Entretanto, a voz que comunica a crônica está frequentemente marcada pelo afeto e pela invenção que a memória opera antes do esquecimento. Aqueles que quiserem ler as crônicas de Odenildo objetivamente e conhecer traços do que, de fato, foi aquele espaço-tempo, não ficarão insatisfeitos, pois certamente tem-se aqui um registro valioso do ponto de vista histórico. Mas os que tiverem empatia pela história do afeto do autor e de sua infância terão outra experiência: poderão adentrar nessa pequena biblioteca da memória que ora o autor nos revela, uma coleção de histórias que (por que não?) também é seu mundo de brinquedos. Vamos entrar, pois, olhando e ouvindo com a sabedoria que há no olhar e no ouvir de uma criança.
(*) Doutor em Literatura Brasileira e professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro No tempo de eu menino: Memórias de infância de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro No tempo de eu menino: Memórias de infância de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro No tempo de eu menino: Memórias de infância
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- A Filosofia em busca pela verdade: Welfany Nolasco Rodrigues
- Ricos Indecentes de Amor (Dueto Indecente Livro 2)
- O cavaleiro fantasma
- Recortes da vida: O que um teólogo e um psicólogo tem a dizer sobre as vicissitudes da existência
- Crer em Cristo: A parábola da bicicleta e outras boas notícias
- AUTOESTIMA É TUDO: ARTE PARA SUA FELICIDADE
- O Teatro em Poços de Caldas
- Reflexão, equilíbrio e paz
- Um dia de plantio em novembro: Crônicas
- Super velocidade Secrets Amizade
- Guia Sucessos do Cinema Ed.01
- Código Penal interpretado: artigo por artigo, parágrafo por parágrafo