Livro: "Novíssimas Cartas Portuguesas: Releitura de ‘Lourenço é nome de jogral’, de Fernanda Botelho, e de ‘Novas cartas portuguesas’, de Maria Velho da Costa, Maria Isabel Barreno e Maria Teresa Horta"

SINOPSE:

“As Novíssimas cartas portuguesas nascem da aposta de que os livros fazem leitores e leitoras se manifestarem e se posicionarem. Reunidas essas manifestações, reitera-se o caráter dialógico da linguagem e, sobretudo, o poder comunicativo da literatura.
No segundo semestre de 2018, ao ministrar a disciplina Literatura Feminina Portuguesa aos alunos e alunas do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul propusemos a leitura das obras das escritoras arranjadas conforme perspectiva histórica, estendendo o programa desde a formação da nação lusitana, na Idade Média, até o começo do século XXI.
A afinidade entre Lourenço é nome de jogral (1971) e Novas cartas portuguesas (1974), mostra-se a partir dos aspectos: temática, posicionamento político, estratégias discursivas. Mas também os avizinham as sequelas que podem vir a provocar nos/nas leitores/as. Essas pessoas não ficam indiferentes aos textos das Marianas, Marias, Luzinhas, Matildes ou dos Luizes, Ferminos, Chamillies. E tal impacto pode ser verbalizado por meio de novas cartas.
As obras de Fernanda Botelho e das Marias Isabel Barreno, Tereza Horta e Velho da Costa encontram parceria entre jovens brasileiros, nascidos ao final do século XX e que chegam à maioridade na virada da segunda para a terceira década do século XXI.
Por essa razão, as cartas que se seguem resultam da repercussão das obras lidas e discutidas. Supõem a verbalização, na maioria dos casos em voz feminina, mesmo quando os sujeitos reais da enunciação pertencem ao gênero masculino. A verbalização parte de fictícias Marianas e dirigem-se ao Lourenço criado por Fernanda Botelho; ou provém de uma voz masculina que adota a personalidade de Lourenço para responder às suas amadas, Marianas e outras.
Por isso, são Novíssimas e são brasileiras, gerando respostas que são também perguntas e questionamentos: sobre a situação da mulher – brasileira, portuguesa, mundial –, sobre as escolhas políticas, sobre as alternativas dos jovens em um país, como o Brasil, de recorte conservador e que luta, talvez à moda do velho Sísifo, para se libertar dessa herança e encontrar enfim a autonomia que também buscavam Marianas e Luzinhas.
Produto de um diálogo promovido em sala de aula, as Novíssimas cartas portuguesas almejavam encontrar outras falas para além dos muros escolares e dar vazão a seu intuito libertário e renovador.” – Regina Zilberman

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Novíssimas Cartas Portuguesas: Releitura de ‘Lourenço é nome de jogral’, de Fernanda Botelho, e de ‘Novas cartas portuguesas’, de Maria Velho da Costa, Maria Isabel Barreno e Maria Teresa Horta de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Novíssimas Cartas Portuguesas: Releitura de ‘Lourenço é nome de jogral’, de Fernanda Botelho, e de ‘Novas cartas portuguesas’, de Maria Velho da Costa, Maria Isabel Barreno e Maria Teresa Horta de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Novíssimas Cartas Portuguesas: Releitura de ‘Lourenço é nome de jogral’, de Fernanda Botelho, e de ‘Novas cartas portuguesas’, de Maria Velho da Costa, Maria Isabel Barreno e Maria Teresa Horta

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: