Livro: "O Ataque aos Milionários"
SINOPSE:
Os sindicalistas que assumiram o controlo do Banco Espírito Santo deixaram o momento registado no livro de honra da instituição com letras maiúsculas:
«AQUI ACABOU O DOMÍNIO DOS CRIMINOSOS MONOPOLISTAS, INIMIGOS DO POVO E DA REVOLUÇÃO – 11/3/75 ÀS 14 HORAS”.
Estava prestes a entrar em acção o tenente Rosário Dias, assessor económico do primeiro-ministro. «Tenho informações de que neste momento os administradores do Banco Espírito Santo estão reunidos e vou lá prendê-los», anunciou. Começou assim a vaga de prisões que atingiu as famílias Espírito Santo, Mello e Champalimaud, transformadas em alvos do poder revolucionário por terem apoiado o Estado Novo e por terem enriquecido com o regime.
Foi criado no país um ambiente generalizado de ódio aos ricos. Álvaro Cunhal, líder do PCP, admitiu na altura: «Tem que se fazer contra alguém uma revolução (…) Se é para pôr outra vez os patrões à frente das empresas, nós dizemos não. Queremos que não haja uma recuperação pelos Champalimaud e pelos Mello». O objectivo foi atingido: as nacionalizações começaram a ser discretamente preparadas nos bastidores muito antes de terem sido oficialmente decretadas; e o gabinete de Vasco Gonçalves elaborou uma lista com 305 nomes de altos quadros dos bancos que não podiam sair do país e ficaram com as contas bancárias sob vigilância.
A Revolução de 1974/1975 é uma das páginas mais fascinantes da História contemporânea de Portugal: permitiu pôr fim à ditadura, à repressão da polícia política e à censura. Mas teve um lado controverso de excessos e perseguições. Com base em quatro dezenas de entrevistas e em documentos, na maioria inéditos, conservados numa dezena de arquivos, o jornalista Pedro Jorge Castro reconstitui neste livro a forma como as famílias mais ricas viveram a Revolução que há 40 anos sacudiu Portugal.
Pedro Jorge Castro nasceu em Leiria quando Portugal entrava no Verão Quente de 1975.
É redactor-principal da revista Sábado desde Abril de 2007, onde publicou dezenas de artigos sobre temas de História. Foi enviado-especial ao Haiti, China, França, Espanha e Itália. Jornalista desde 1997, trabalhou nos jornais A Capital, Portugal Diário e 24 Horas.É mestre em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE e doutorando em História Contemporânea na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
É investigador integrado do Instituto de História Contemporânea.
A Vingança contra os Milionários é o seu terceiro livro, depois de ter publicado Salazar e os Milionários (Quetzal, 2009) e O Inimigo nº 1 de Salazar (Esfera dos Livros, 2010).
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro O Ataque aos Milionários de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro O Ataque aos Milionários de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro O Ataque aos Milionários
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- A tragédia do esquecimento : Um ensaio
- Por trás dos senhorios: Senhores e camponeses em disputa por terras, corpos e almas na América portuguesa (1500-1759) (História Social da Propriedade da Terra no Brasil)
- Mulheres, mães e médicos: discurso maternalista no Brasil
- Desmascarando as Teorias da Negação do Holocausto
- 1808 – Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil
- Corpo: sujeito objeto
- Grandes Exploradores Portugueses
- Terra e Identidade Feminina: Bildungsroman das Mulheres de Alvina Gameiro
- Grandes memórias da história: Civilizações perdidas, impérios, tesouros encondidos e personagens lendários: Uma breve e divertida viagem pelos mistérios da história
- Copa, olimpíadas e outras festividades políticas no corpo social do Brasil: 2013 a 2018
- Revista de História Regional Vol. 4 nº 1 Celso Furtado y la problemática regional: el caso del nordeste brasileño
- Os Não-anistiados: militares da associação dos marinheiros e fuzileiros navais do Brasil