SINOPSE:
Nesta obra realizamos um passeio, desde a histórica busca para entender as emoções, pelos mais célebres pensadores, até a concepção sobre o tema proporcionado pela Ciência Cognitiva atual. O autor envolve a emoção ao amplo processo de vida, interligando-a a percepção e o comportamento com intensão de trazer inspirações profissionais de saúde e a sociedade em geral. Critica o fato de não valorizarmos devidamente a importância dos sentimento e a emoção, para compreender as doenças psiquiátricas e de não utilizarmos este conhecimento para o tratamento e ensino. Mostra que vivemos ainda sob a influência das tendência do século passado onde a intelectualidade é ressaltada em detrimento dos aspectos afetivos, pois historicamente, foram os aspectos racionais que diferenciaram o homem dos outros animais. O autor extrai dos inúmeros exemplos das Terapias Sociais que realiza no sul do Brasil e de suas incursões em diversas culturas, os ensinamentos que servem para compreender a emoção na fisiologia que inclui o cérebro e o corpo, para a relação, neste processo do que concerne a mente, e a relação com o ambiente. Com esta base procura entender os dilemas atuais da sociedade que enfrenta polarizações sociais em tempo de conflito e de pandemia. A obra, sobretudo, é uma leitura otimista da vida e recorrendo às praticas ritualísticas das sociedades tradicionais e moderna, tenta extrair sua essência para uma analogia com as melhores psicoterapias e com os métodos de ensino mais aperfeiçoados. Nos bastidores a emoção conta com sua base fisiológica e psicológica, todas elas envolvidas, numa via de mão dupla, com o contexto sociocultural. Por isso o foco buscando entender a base anatômica do funcionamento do cérebro e da função da cultura. Sobre o Autor: O autor é paulista, filho de pais professores, ambos entusiastas pelo ensino e pela arte. Completou sua formação em psiquiatria na França, num serviço de Etnopsiquiatria na Universidade de Nice. Tornou-se psicoterapeuta e se valeu do psicodrama, enriquecendo as Terapias Sociais, a técnica que conta com uma composição objetiva da contribuição do profissional com os recursos do paciente e seu ambiente. Foi um dos fundadores e primeiro presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria Cultural, atuando neste tema nos diversos ambientes internacionais e sempre publicando artigos, alguns pioneiros, que valorizam a importância dos aspectos socioculturais para entender o comportamento humano e servir para a atuação profissional. Dedicou parte de seus estudos às disciplinas que fazem fronteiras com a psiquiatria, dentre elas a sociologia e etnologia. Publicou o livro Terapia Social, que expõe, de forma intimista sua trajetória e a técnica que desenvolveu. Defende um trabalho em grupo como, além de eficaz, preventivo, mais abrangente e inclusivo numa sociedade com grande demanda de distúrbios mentais e carente de opções de tratamento.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro O CÉREBRO E AS EMOÇÕES : Analogia entre rituais e psicoterapias de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro O CÉREBRO E AS EMOÇÕES : Analogia entre rituais e psicoterapias de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro O CÉREBRO E AS EMOÇÕES : Analogia entre rituais e psicoterapias
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: