Livro: "O código educacional de Confúcio"

SINOPSE:

O código educacional de Confúcio.
Entre os muitos pensadores que ao longo do desenvolvimento da humanidade centraram a sua atenção na esfera educacional, deve ser dada especial atenção ao sábio, filósofo e pensador chinês Kung-Fu-Tsu (Confúcio), que no início da civilização, há mais de 2.500 anos, desenvolveu uma actividade educacional exemplar entre os seus discípulos, que vieram de diferentes contextos sociais e económicos, demonstrando assim que todas as pessoas podem aceder à educação em condições de igualdade, contra os princípios discriminatórios e classistas existentes, que negavam o acima exposto. O sucesso do seu trabalho foi tal que mais tarde foram os seus próprios discípulos que escreveram e disseminaram as suas doutrinas.
Mas esta não foi de modo algum a única grande conquista do brilhante pensador chinês cujas ideias permaneceram estranhas ao mundo ocidental durante mais de dois mil anos. Foi a integralidade das suas doutrinas, nas quais entrelaçou ética e moral com educação, a fim de formar cidadãos capazes de liderar a sociedade, que acabou por consagrá-lo como uma das figuras mais relevantes da história, bem como a sua defesa a todo o custo dos valores humanos e da essência do homem como bom por natureza, numa época que se proclamava precisamente o contrário.
O facto de demonstrar as suas teorias na prática, com os seus discípulos, é o que distingue Confúcio de muitos outros pensadores e teóricos da educação, também que eles próprios estavam preparados para continuar o seu trabalho e divulgar as suas ideias, que se centravam numa abordagem ampla e abrangente do universo cognitivo, no qual se destacam a ética, a moralidade, a política, entre outros. O facto de ter conseguido isso é um reflexo fiel de que soube chegar à consciência deles e formá-los com princípios elevados, tal como teria desejado os indivíduos ilustres (cavaleiros) que poderiam conduzir a sociedade humanista a que aspirava.
Educar o homem integralmente para as diferentes facetas da vida é o que as ideias de Confúcio defendem, para além do facto de todos os seres humanos terem acesso à educação em igualdade de condições, independentemente da sua raça, sexo, estatuto económico ou posição social.
Dar a devida independência à educação nas condições actuais, quando esta está totalmente subordinada à política e aos seus altos e baixos, por vezes caóticos e desordenados, é um objectivo ou sonho que para muitos pode parecer uma utopia irrealista, mas que, no entanto, constitui uma necessidade para o desenvolvimento da sociedade moderna, um problema que, se não for resolvido a tempo, poderá provocar males maiores, de magnitude imprevisível, que poderão mesmo pôr em perigo a própria existência da espécie humana nas condições de sobre-exploração do planeta, o nosso único local de vida no Universo.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro O código educacional de Confúcio de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro O código educacional de Confúcio de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro O código educacional de Confúcio

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: