Livro: "O Conceito de Tecnologia – volume 2"
SINOPSE:
Por que um filósofo resolveu estudar tão extensamente esse assunto? Vieira Pinto poderia responder que o processo de hominização apresenta dois aspectos fundamentais: a aquisição, pela nossa espécie, da capacidade de projetar e a conformação de um Ser social, condição necessária para que se possa produzir o que foi projetado. Considerada como “memória social do fazer novo”, a técnica é inerente a esse processo, pois o desenvolvimento do homem, o animal que cria e produz, exige um manuseio cada vez mais elaborado do mundo.
Vieira Pinto referenda a importância, potencialmente libertadora, da técnica. Recusa as concepções que fazem dela um perigo em si, pois ao fim e ao cabo quem comanda o processo ? para o bem ou para o mal ? sempre é o homem. Mas recusa fetiches. Denuncia, por exemplo, a expressão “era tecnológica”, comumente aplicada ao tempo atual, pois o homem não seria humano se não vivesse desde sempre nessa suposta era. A ideia de que ela foi inaugurada recentemente é apenas um artifício ideológico por meio do qual os grupos dominantes glorificam a sua dominação, apresentando-a como uma época áurea. A prova disso, reiterada todos os dias, é a diversidade de coisas novas anunciadas. “Mas é um erro olhar fundamentalmente para as coisas”, diz o filósofo, “pois a verdadeira finalidade da produção humana consiste na produção das relações sociais, a construção de formas de convivência.” Vieira Pinto está aqui, mais do que nunca, próximo de Marx, e não por acaso realiza neste livro a sua crítica mais contundente ao pensamento de Heidegger.
Catedrático da Faculdade de Filosofia da então Universidade do Brasil (hoje UFRJ), esse intelectual que unia formação clássica rigorosa à condição de excelente matemático ganhou projeção a partir de 1956, quando se juntou ao grupo de fundadores do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (Iseb), cujo Departamento de Filosofia passou a chefiar. Ali, instalado no centro dos debates do ciclo desenvolvimentista, dedicou-se a compreender filosoficamente os vários modos de pensar o Ser nacional a partir da periferia do sistema-mundo. Nação, projeto, trabalho, desenvolvimento, construção de identidades foram temas que permearam sua fecunda reflexão, que culminou neste “O conceito de tecnologia”, finalmente localizado e publicado agora, pela primeira vez, em dois volumes.
César Benjamin
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro O Conceito de Tecnologia – volume 2 de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro O Conceito de Tecnologia – volume 2 de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro O Conceito de Tecnologia – volume 2
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- Multa Contratual-Teoria e prática da clausula penal Multa Contratual-Teoria e prática da clausula penal
- Brasília (Clássicos do Brasil)
- O estado do Ceará
- Introdução ao estudo do Direito Aeronáutico
- Chances e Probabilidades: Uma Introdução
- A Geometria de Esportes Olímpicos de Inverno
- O universo é inteligente. A alma existe.: Mistérios quânticos, multiverso, entrelaçamento, sincronicidade. Além da materialidade, para uma visão espiritual do cosmos.
- Adesivos Condutores Elétricos: Review
- A origem e o fim do tempo: Interpretações da física e da filosofia (Coleção Ciência no Cotidiano)
- Revista Recreio – Curiosidades Espaço – Parte 1 (Especial Recreio)
- Sobre Círculos e Circunferências: Edição Revisada e Ampliada
- Economia do Gana