Livro: "O envelope do corpo humano"

SINOPSE:

A EXTERIOR APARÊNCIA do corpo humano normal, suave e aparentemente simples não dá ideia da imensa rede de tecidos, nervos, ossos, vasos sangüíneos, músculos e vísceras que a compõem. A razão é que o corpo é coberto com um envelope mais ou menos liso, a pele e algumas produções, cabelos e unhas.A pele é o órgão mais importante do corpo; pesa ainda mais do que a área da .sua fígado em um adulto médio superior a 19.350 centímetros 2 (3000 polegadas quadradas cada centímetro quadrado de pele na maioria das partes do corpo, contém dezenas de glândulas sebáceas, centenas de glândulas suor e terminações nervosas, vários metros de pequenos vasos sanguíneos e células aos milhares.A espessura da pele varia de cerca de 1/10 mm a 4 mm (1/250 a 1/6 polegada).É particularmente espessa em locais constantemente expostos ao atrito, como as palmas das mãos ou as solas dos pés. De fato, o atrito não é a única causa da espessura de tais superfícies, porque a pele geralmente é bem desenvolvida no nascimento.A pele tem duas camadas principais: a epiderme tem a superfície e a derme abaixo, e a parte externa da epiderme é aquela que sai em filmes finos após uma queimadura solar. Examinada sob o microscópio, a epiderme aparece como a forma de várias fileiras de células achatadas, empilhadas como os tijolos de uma parede. As células externas, expostas ao exterior, estão continuamente morrendo e descascando; não menos continuamente, elas são substituídas por novas células que crescem abaixo, a aparência das células gradualmente muda de camadas profundas para camadas superficiais. As células dos níveis inferiores aparecem como cilindros ou cubos mais ou menos regulares; eles se dividem para produzir novas células. Para o exterior, as células se achatam, o núcleo torna-se indistinto e os limites celulares são difíceis de distinguir. As células tornam-se duras, com tesão e morrem. Na superfície, eles se aglomeram em lamelas.As células gastas e danificadas sendo continuamente substituídas, as manchas de tinta, graxa, alcatrão ou tinta não mancham por muito tempo, como acontece, por exemplo, em uma toalha de mesa. Os cortes e contusões, os arranhões e queimaduras, aos quais a pele está sempre exposta, geralmente curam rapidamente.
As células epidérmicas das camadas profundas parecem estar interligadas por finas pontes citoplasmáticas. Vemos dezenas dessas redes saindo de cada célula e indo para as células vizinhas. Na superfície, onde as células estão morrendo ou mortas, não podemos mais discernir essas pontes.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro O envelope do corpo humano de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro O envelope do corpo humano de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro O envelope do corpo humano

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: