Livro: "O Jogo do Poder entre os Trovadores Ibéricos"

SINOPSE:

A Idade Média conheceu um dos mais vigorosos movimentos poético-musicais da história: o trovadorismo. Os trovadores eram poetas-cantores que percorriam terras e ambientes sociais diversos, compondo e divulgando cantigas que falavam do amor, da vida, mas também da política e da sociedade na qual viviam. Um dos mais vigorosos movimentos de trovadores da Idade Média foi o dos reinos do ocidente Ibérico, notadamente Portugal e Castela, ambientes nos quais adquiriram especial destaque as chamadas cantigas satíricas. Para além da mera representação da sociedade, o palco trovadoresco dos paços do Portugal e da Castela ducentistas desempenhava fundamentalmente o papel de um ‘laboratório de experiências sociais’. Um laboratório que também atendia aos desígnios do projeto centralizador dos monarcas ibéricos. Por ali, o rei podia conhecer toda a sociedade que pretendia governar. Conhecer para controlar.O papel do jogral desclassificado era de suma importância neste laboratório de experiências sociais. Através dele, o monarca tinha acesso a informações que de outra forma lhe seriam ocultadas. Informações vindas de fora do Paço, mas também de dentro do seu próprio círculo de poder, no qual a bajulação e a hipocrisia por vezes ocultavam do rei dados vitais para corrigir os descaminhos do seu governo, avaliar forças em oposição, compreender demandas e medir descontentamentos. Em vista disto, os próprios reis ibéricos medievais tornaram-se eles mesmos grandes protetores da poesia trovadoresca, abrindo seus palácios e cortes para saraus poéticos e musicais que depois passaram à história através do seu registro nos diversos cancioneiros medievais. Este livro aborda o jogo de tensões sociais e políticas que pode ser entrevisto nestas célebres cantigas trovadorescas.Era somente abrindo-se ao escárnio que o monarca podia enxergar a si mesmo. E foi convocando os poetas marginalizados, ao introduzi-los na função satírica, que ele conseguiu superar os constrangimentos da hierarquia por demais respeitosa. O “jogral atrevido” era uma “palavra perdida”, um elemento de perturbação necessária, ou a substância estranha contra a qual reagiam os elementos aristocráticos da corte. Era ainda uma espécie de “catalisador” que jogava uns contra os outros, ou os forçava a combinarem-se entre si.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro O Jogo do Poder entre os Trovadores Ibéricos de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro O Jogo do Poder entre os Trovadores Ibéricos de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro O Jogo do Poder entre os Trovadores Ibéricos

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: