Livro: "O Outro sou eu Também a Formação de Professores das Classes Populares em Diálogo com Paulo Freire e Enrique Dussel"

SINOPSE:

O livro O outro sou eu também: a formação de professores das classes populares em diálogo com Paulo Freire e Enrique Dussel apresenta uma pesquisa realizada com estudantes de um curso de Pedagogia. Procurou-se compreender como as demandas e as expectativas trazidas pelas estudantes das classes populares à universidade poderiam contribuir para (re)pensar a formação de professores no curso em questão. A reflexão sobre a formação de professores/as oriundos/as das classes populares se faz relevante quando compreendemos que, de maneira geral, esses sujeitos retornarão à escola como docentes das classes populares. Partindo da questão disparadora e conduzida pelo paradigma indiciário de Carlo Ginzburg e dos estudos com o cotidiano, o caminho teórico-metodológico foi construído com os sujeitos da pesquisa. Sem definições a priori, o estudo tratou de buscar pistas, indícios e sinais a partir de relatos extraídos de conversas vivenciadas na roda de conversa e de conversas informais, autoavaliação das estudantes e trechos transcritos em diário de campo, registrando discussões em aula e no grupo de estudos organizado com os sujeitos da pesquisa. O referencial teórico que dialoga, neste estudo, com as experiências dos sujeitos da pesquisa é o pensamento de Paulo Freire e os Estudos Decoloniais, a partir de Aníbal Quijano e da compreensão da colonialidade do ser, do saber e do poder, e a Filosofia de Enrique Dussel, que apresenta a possibilidade de uma leitura do cotidiano das classes populares amparada em outros fundamentos epistemológicos que propõem outras compreensões. As questões produzidas com as estudantes foram encaminhando a construção da pesquisa que, partindo das experiências desses sujeitos, problematizou a relação centro-periferia mundial a nós apresentada por Dussel, para pensarmos tal relação na formação de professores, bem como o sujeito periférico como o outro, neste caso, o outro na universidade e que será professor/a. Os movimentos realizados pelos sujeitos da pesquisa apresentaram ao curso questões e reflexões que anunciaram o diálogo como um elemento potente nesse processo, emergindo nuances de libertação.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro O Outro sou eu Também a Formação de Professores das Classes Populares em Diálogo com Paulo Freire e Enrique Dussel de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro O Outro sou eu Também a Formação de Professores das Classes Populares em Diálogo com Paulo Freire e Enrique Dussel de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro O Outro sou eu Também a Formação de Professores das Classes Populares em Diálogo com Paulo Freire e Enrique Dussel

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: