Livro: "O Presbítero Regente — Natureza, Deveres e Qualificações"

SINOPSE:

SAMUEL MILLER foi o principal porta-voz do presbiterianismo do século dezenove. Suas preocupações refletiam os interesses da PCA (Igreja Presbiteriana da América). Tudo que escreveu demonstrava especial preocupação com o governo eclesiástico.…Em 1831 Miller publicou uma ampliação sobre o tema do presbiterato com o título “Um Ensaio sobre o Fundamento, a Natureza e os Deveres do Ofício do Presbítero Regente na Igreja Presbiteriana” (An Essay, on the Warrant, Nature and Duties of the Office of the Ruling Elder, in the Presbyterian Church). Quando o volume veio a lume, Miller contava com o respaldo de vinte anos de experiência pastoral, e de quase mais vinte anos de docência acadêmica.
O seu livro contém uma longa apresentação bíblica e histórica sobre o presbítero regente. Ele defende a base bíblica do governo presbiteriano, alicerçando o seu enfoque especialmente no ofício do presbítero. Analisando passagens do Velho e do Novo Testamento, Miller discute a estrutura governamental da sinagoga judaica e de como certos elementos foram trazidos para o governo da Igreja Neotestamentária. A partir daí apresenta um tratamento histórico do ofício presbiteral — reconstituindo-o desde os pais apostólicos, passando pela Reforma até à prática de seus dias.
No curso desta apresentação o leitor encontrará uma seção de material tremendamente prático quanto aos deveres e qualificações dos presbíteros. Num certo trecho Miller observa:
Não há vantagem nenhuma em se eleger homens inadequados para esse ofício apenas com o propósito de se aumentar o número de indivíduos do conselho da igreja. É muito melhor se acompanhar de três ou quatro presbíteros piedosos, sábios e prudentes, do que acrescentar às suas alas duas ou três dúzias de homens de perfil contrário que, pela sua falta de piedade e sabedoria, podem ser fontes de aborrecimento e não de consolação — de maldição e não de bênção. Então, seria melhor que os pastores e as suas igrejas ao invés de se precipitarem em abarrotar as fileiras de seus conselheiros congregacionais com homens não aptos à função, esperassem pacientemente até que o Cabeça da igreja lhes provesse candidatos, de algum modo, segundo o Seu próprio coração[1].
Antes do livro de Miller não havia no presbiterianismo americano qualquer obra que tratasse sistematicamente do assunto. Depois de publicado, tornou-se o livro de referência para todas as discussões posteriores sobre presbiterato.
O desejo do editor é que esse livreto possa desafiar os membros de igreja a serem criteriosos na seleção de seus oficiais. Além do mais, espera-se que os presbíteros da igreja possam enxergar a importância dos deveres sagrados do ofício que abraçaram. Que todos possamos trabalhar juntamente na reconstrução dos muros de Sião, para a glória de Cristo.
— Kevin Reed

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro O Presbítero Regente — Natureza, Deveres e Qualificações de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro O Presbítero Regente — Natureza, Deveres e Qualificações de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro O Presbítero Regente — Natureza, Deveres e Qualificações

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: