Livro: "O Príncipe: Com introdução e notas"
SINOPSE:
O Príncipe às vezes é considerado como uma das primeiras obras da filosofia moderna, especialmente da filosofia política moderna, na qual a verdade efetiva é considerada mais importante do que qualquer ideal abstrato. Também estava em conflito direto com as doutrinas católicas e escolares dominantes da época em relação à política e à ética.
A obra tem como tema geral aceitar que os objetivos dos príncipes (como glória e sobrevivência) podem justificar o uso de meios imorais para alcançar esses fins. Embora seja relativamente curto, o livro é o mais conhecido de Maquiavel e o maior responsável por trazer a palavra “maquiavélico” ao seu uso como pejorativo.
Em termos de tema, a obra se sobrepõe aos muito mais longos Discursos sobre Tito Lívio, que foram escritos alguns anos depois. Maquiavel enfatizou a necessidade de realismo, em oposição ao idealismo. Junto com isso, ele destaca a diferença entre o ser humano e o animal, pois “há duas formas de contender, uma de acordo com as leis, outra pela força; a primeira delas é própria dos homens, a segunda dos animais“.
Em O Príncipe, Maquiavel não explica quais são os melhores objetivos éticos ou políticos, exceto o controle da própria fortuna, em vez de esperar para ver o que o acaso traz. Maquiavel deu por certo que os aspirantes a líderes visam naturalmente a glória ou a honra. Ele associava esses objetivos à necessidade de “virtude” e “prudência” em um líder, e via essas virtudes como essenciais para a boa política e, de fato, para o bem comum.
Maquiavel foi muito além de outros autores de sua época, que em sua opinião deixaram as coisas para a sorte, destino e, portanto, para maus governantes, por causa de suas crenças cristãs.
Ele usou as palavras “virtude” e “prudência” para se referir à busca de glória e excelência espirituosa de caráter, em forte contraste com os usos cristãos tradicionais desses termos, contudo mantendo os conceitos originais gregos e romanos pré-cristãos dos quais eles derivaram. Ele encorajou a ambição e a tomada de riscos.
Portanto, em outra ruptura com a tradição, ele tratou não apenas a estabilidade, mas também a inovação radical, como possíveis objetivos de um príncipe em uma comunidade política. Gerenciar reformas importantes pode exibir a virtude de um príncipe e dar-lhe glória. Maquiavel claramente sentiu que a Itália precisava de uma grande reforma em sua época.
Sobre Maquiavel
Maquiavel (3 de maio de 1469 – 21 de junho de 1527) foi um historiador, político, diplomata, filósofo, humanista e escritor florentino. Foi secretário da Segunda Chancelaria da República de Florença de 1498 a 1512, quando os Medici estavam fora do poder. Ele escreveu sua obra mais famosa O Príncipe em 1513.
Muitas vezes ele é considerado o fundador da ciência política moderna. Foi durante muitos anos um alto funcionário da República Florentina, com responsabilidades em assuntos diplomáticos e militares.
Ele também escreveu comédias, canções de carnaval e poesia. Sua correspondência pessoal é reconhecida na língua italiana.
Aproveite o preço promocional de lançamento.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro O Príncipe: Com introdução e notas de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro O Príncipe: Com introdução e notas de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro O Príncipe: Com introdução e notas
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- A constituição da assistência social como um campo de política pública no Brasil
- ALEXANDRE GARCIA, MENTE BRILHANTE: DIREITA BRASILEIRA
- O Modo Petista de Governar e de Atuação Parlamentar: Nos Bastidores do Governo do Partido dos Trabalhadores no Brasil
- Medidas antidumping e política doméstica: o caso da citricultura estadunidense
- Projeto de Constituição para o Império do Brasil: A Constituição da Mandioca
- Tolos, fraudes e militantes: Pensadores da Nova Esquerda
- Gestão Pública: Paradoxo entre Políticas de Governo e de Estado
- João Santana: Um marqueteiro no poder
- O Consumidor Universal e o Design Inclusivo: adaptação do Mercado às necessidades do Consumidor Universal, instrumento para a construção de uma sociedade inclusiva, justa e democrática
- Configuração Urbana Facilitadora da Mobilidade nos Projetos de Regularização Fundiária: O Caso do Distrito Federal
- Crônicas de um moleque do Xingu
- Reflexões em desenvolvimento territorial: limites, vivências e políticas no Oeste Metropolitano do Rio de Janeiro