Livro: "O princípio educativo em Gramsci"

SINOPSE:

A pedagogia marxista afirma que o processo educativo do homem é embasado no trabalho, isto é, nas relações sociais e técnicas pelas quais produz sua sobrevivência.Gramsci, paradoxalmente mais marxista do que Marx, dilata a noção de trabalho e detalha como o industrialismo é o princípio educativo moderno que forja o novo homem do século XX, conformando-o à sua lógica.O que quer dizer Gramsci com essa tese? A que industrialismo se refere? Por que e como o trabalho industrial transforma a sociedade, a família, a escola, os métodos pedagógicos? Como se posiciona diante desses desafios o ideário socialista?Mario Alighiero Manacorda, neste livro, responde a essas questões lendo para nós e comentando os escritos de Gramsci, na sequência cronológica de sua produção, começando por uma redação escolar de 1910 (o primeiro escrito do autor de que dispomos), e finalizando sua análise com a última carta que enviou ao filho Delio, em 1937, pouco antes de morrer. Um autor historicista como Gramsci não poderia ser lido de outra forma. Tudo em Gramsci é datado: “não gosto – escreveu à cunhada Tatiana em dezembro de 1930 – de atirar no escuro; prefiro ter um interlocutor ou adversário concreto.” Porém, de cada crítica sua, de cada análise concreta, de cada polêmica, emerge um vigoroso pensamento “desinteressado” (expressão típica dele), o que o tornou um pensador clássico.
Manacorda capta com precisão não só a inspiração metodológica de Gramsci, mas também sua natureza polêmica. Por isso, escolhe, com evidente propósito de provocar, o subtítulo do livro Americanismo e conformismo, sobre o qual diz na seção “Ao leitor”: “[…] pode constituir para alguns leitores um exagero ou talvez uma traição ao pensamento de Gramsci”. Nem exagero e muito menos traição, já que o próprio Gramsci escrevera: “O antiamericanismo é mais cômico que estúpido” e “me agrada utilizar precisamente a palavra ‘conformismo’ para chocar os imbecis”. Quem o lê sem preconceitos, sabe o que Gramsci entendia dizer.Coincidência? O autor deste livro é um intelectual italiano, nascido em 1914, comunista da velha guarda, culto, polêmico, absolutamente íntegro e profundamente humano. Em outras palavras, há uma evidente sintonia de valores, cultura e modo de ser entre Gramsci e Manacorda. E, até por isso, não haveria ninguém melhor do que este para nos explicar o que exatamente entendia Gramsci ao afirmar que o trabalho industrial é o princípio fundamental da educação moderna.O livro é uma obra indispensável, um clássico, para quem quer conhecer a proposta pedagógica de Gramsci.
Paolo Nosella

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro O princípio educativo em Gramsci de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro O princípio educativo em Gramsci de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro O princípio educativo em Gramsci

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: