SINOPSE:
Este é um dos mais importantes livros do final do século XX. Um livro erudito e polêmico, que trata de um tema central para a sobrevivência física e espiritual da humanidade: a busca de uma ética para a civilização tecnológica. “Certas transformações em nossas capacidades”, diz Hans Jonas, “acarretaram uma mudança na natureza do agir humano. Já que a ética tem a ver com o agir, a natureza modificada do agir humano também impõe uma modificação na ética.” A natureza qualitativamente nova de muitas das nossas ações descortinou uma dimensão inteiramente nova, não prevista nas perspectivas e nos cânones da ética tradicional. A técnica moderna introduziu ações de tal ordem inédita de grandeza, com novos objetos e tamanhas consequências, que a moldura da ética antiga não consegue mais enquadrá-las. No pensamento tradicional, a presença do homem no mundo era um dado primário e indiscutível, de onde partia toda ideia de dever referente à conduta humana. Agora, essa presença tornou-se, ela mesma, um objeto de dever, o dever de conservar o mundo e preservar as condições dessa presença. A pesquisa de Hans Jonas converge para uma pormenorizada crítica ao ideal utópico contido no programa de Bacon e atualizado na obra de Marx e de Bloch: “Como tem a seu favor os sonhos mais antigos da humanidade, e agora parece também possuir na técnica os meios para transformar o sonho em empreendimento, o utopismo, outrora inócuo, tornou-se a mais perigosa das tentações precisamente porque idealista da humanidade em nossos dias. À imodéstia de seus objetivos, equivocada tanto em termos ecológicos como antropológicos, o Princípio Responsabilidade contrapõe a tarefa mais modesta que obriga ao temor e ao respeito: conservar incólume para o homem, na persistente dubiedade de sua liberdade que nenhuma mudança das circunstâncias poderá suprimir, seu mundo e sua essência, contra os abusos de seu poder.” Hans Jonas (1903-1993) foi aluno de Martin Heidegger na Universidade de Freiburg na década de 1920. De origem judaica, deixou a Alemanha em 1934, pouco depois da ascensão do nazismo ao poder. Viveu na Inglaterra e nos Estados Unidos. Em 1966 publicou “The Phenomenon of Life, Toward a Philosophical Biology”, obra em que estabelece os parâmetros de uma filosofia da biologia. Em 1979 veio à luz sua obra mais importante, “Das Prinzip Verantwortung. Versuch einer Ethic für die Technologische Zivilisation”, agora finalmente traduzida para a língua portuguesa. César Benjamin
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro O princípio responsabilidade de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro O princípio responsabilidade de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro O princípio responsabilidade
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: