Livro: "O PROCESSO DE OCUPAÇÃO URBANA DE UM SETOR LITORÂNEO DE UMA CAPITAL BRASILEIRA: O CASO DO BESSA EM JOÃO PESSOA – PB"

SINOPSE:

A urbanização de áreas costeiras tem constituído um dos capítulos mais importantes do processo de expansão das cidades litorâneas brasileiras. Esse fenômeno envolve segmentos diferenciados, referentes a diferentes tempos e espaços. Assim, a urbanização de Copacabana e Ipanema, iniciada no final do século XIX numa metrópole nacional de renome internacional, o Rio de Janeiro, distinguiu-se da de Boa Viagem, no Recife – uma metrópole regional com outra geografia –, desencadeada nos anos 1920 pela implantação de uma avenida margeando a praia. Outros casos diferem desses e têm pouco em comum. Numa mesma cidade ou aglomeração urbana formas distintas de ocupação ocorreram em diferentes setores do litoral.Diversos estudos, com variados enfoques, já foram efetuados para entender e explicar esse processo heterogêneo. Mas para que este possa ser melhor compreendido, outras análises, referentes a casos ainda não esclarecidos, são necessárias e são muito bem-vindas.O presente livro – que é quase uma reprodução de uma dissertação de mestrado por mim orientada – agrega uma peça importante à construção da compreensão de tal processo, através do estudo da ocupação urbana de um vasto setor litorâneo de João Pessoa (PB), principiada nos anos 1950, quando esta capital estadual era ainda uma modesta cidade de porte médio. Denominado Bessa e abrangendo mais de 600 hectares, esse setor é seis vezes maior que o renomado bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro. Estamos falando, portanto, de um caso bem diferente dos dois acima evidenciados, não só em termos de espaço e tempo, mas também em termos de escala, o que assegura relevância à análise dele. O livro se ocupa apenas da dimensão física da urbanização do Bessa e se dedica primordialmente a mostrar como surgiram as ruas, as quadras e os lotes do setor, como a estrutura viária principal deste foi sendo implantada e consolidada, e como os lotes foram sendo gradualmente ocupados por edificações. Deliberadamente ele se absteve de investigar outras dimensões do processo, como a demográfica.Assim, parte substancial do trabalho é consagrada à análise dos projetos de loteamento cuja aprovação transformou oficialmente o Bessa numa área urbana e gerou a quase totalidade de suas ruas e quadras. Como se sabe, no Brasil o parcelamento do solo para fins urbanos tem sido, já há várias décadas, o passo inicial para a criação de novos bairros em suas cidades. Em número de onze, esses loteamentos foram aprovados entre 1950 e 1990, e exibem características variadas, inclusive no que concerne à sua extensão, o maior deles abrangendo quase 130 hectares, e o menor, pouco menos de quatro hectares. Os traçados deles são reproduzidos e adequadamente comentados no livro, que também mostra a situação do parcelamento do solo no Bessa em três tempos distintos, retratada em interessantes mapas elaborados pela autora, onde estão identificados os loteamentos surgidos na fase imediatamente anterior a tais momentos. A publicação conjunta desses onze projetos no livro constitui dois contributos importantes, porquanto ao mesmo tempo que ela coloca à disposição do público reproduções desses documentos de difícil acesso – que são parte significativa da memória urbanística da cidade e que só com esforço e persistência a autora do livro conseguiu obter –, ela assegura a preservação do conteúdo deles (e por conseguinte, dessa memória), caso algum evento infeliz, repetindo o que já ocorreu com outros documentos, venha a causar o desaparecimento de algum deles.

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