Livro: "O reino médio do antigo Egito: a história e o legado da reunificação do Egito e da civilização egípcia"
SINOPSE:
O que torna ainda mais notáveis as conquistas dos antigos egípcios é que o Egito era historicamente um lugar de grande turbulência política. Sua posição tornou-a valiosa e vulnerável para as tribos do Mediterrâneo e do Oriente Médio, e o Egito Antigo não teve escassez de sua própria guerra interna. Seus conquistadores mais famosos viriam da Europa, com Alexandre, o Grande, lançando as bases para a linha helênica de Ptolomeu e os romanos extinguindo essa linha depois de derrotar Cleópatra e levá-la ao suicídio.
Em discussões sobre o antigo Egito, o período conhecido como o Reino do Meio (ca. 2050-1700 aC) é frequentemente ignorado. Localizado cronologicamente entre o Velho e o Novo Reino, o Reino do Meio, à primeira vista, parece muito menos interessante do que esses dois reinos mais conhecidos. O Reino Antigo é conhecido por suas pirâmides, que pontuam a paisagem do norte do Egito, e o Novo Reino por seus numerosos e imensos templos que podem ser encontrados ao longo do rio Nilo, desde o Delta até Abu Simbel. A percepção de que o Reino do Meio não era tão grande quanto o Velho e o Novo Reino é algo que não se sabe e a maioria dos egiptólogos argumenta que o Reino do Meio era tão grande quanto, se não maior, que os outros.
Parte do problema pode ser atribuída às características dos antigos e novos reinos mencionados acima, bem como ao fato de que os turistas e a maioria do público recebem a maior parte de suas informações sobre o Egito antigo a partir de publicações populares e documentários de televisão. A opulência e a grandeza dos templos, túmulos e pirâmides do Velho e do Novo Reinos, física e figurativamente, ofuscam todos os monumentos similares construídos durante o Império do Meio. Os egípcios continuaram a tradição do Antigo Reino de interverter seus reis mortos em pirâmides durante o Império do Meio, mas as estruturas eram inferiores em comparação e apenas fragmentos dos túmulos sobreviveram na era moderna. Além disso, embora tenham sido construídos templos para os numerosos deuses egípcios em todo o Reino do Meio, eles não se aproximaram do tamanho daqueles construídos no Novo Reino. Além disso, muitos templos, como o grande templo de Karnak, em Tebas, foram adicionados durante o Novo Império, deixando apenas um “núcleo” do Reino do Meio.
Apesar de não ter grandes monumentos físicos em comparação com os períodos anteriores e posteriores da história faraônica, no entanto, o Império do Meio é o período da história egípcia em que muitos aspectos da cultura egípcia atingiram suas alturas. Estudiosos modernos apontam para os numerosos textos escritos durante o Império do Meio, especialmente a prosa ficcional, como exemplos da grandeza do período. Esses mesmos estudiosos também apontam corretamente que os exemplos de literatura do Reino do Meio não são tão acessíveis ao público em geral, especialmente na língua original, e, portanto, são frequentemente negligenciados por documentários de televisão e publicações populares. Além dos avanços feitos na literatura, algumas das maiores esculturas egípcias produzidas na história faraônica vêm do Reino do Meio. Além disso, o império egípcio que hoje é associado ao Novo Reino começou, na verdade, com os grandes reis do Império do Meio.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro O reino médio do antigo Egito: a história e o legado da reunificação do Egito e da civilização egípcia de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro O reino médio do antigo Egito: a história e o legado da reunificação do Egito e da civilização egípcia de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro O reino médio do antigo Egito: a história e o legado da reunificação do Egito e da civilização egípcia
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- A Arte da Guerra e as dez táticas mais eficazes da Antiguidade: Como pensar estrategicamente na política, nos negócios e nos movimentos sociais
- Antiguidades Modernas
- Ser Artista, Ser Professor
- Napoleão e o rebelde
- Realidade e ficção em El Carnero: Crônica da conquista de Nova Granada
- Transportes: História, crises e caminhos
- Lagoa Dourada 300 Anos – Síntese Histórica
- Espectros da Ditadura: da Comissão da Verdade ao bolsonarismo
- As Identidades do Brasil 1: de Varnhagem a FHC
- Salazar, o Estado Novo e os media
- A Crise Imperial Romana: A História do Império Romano no Século III Após o Assassinato de Alexandre Severo
- Argentina colonial: a história da colonização argentina e a luta pela independência