SINOPSE:
Esta edição de Opala & Cia mescla basicamente dois tipos de modelos: três requintados sedãs, todos eles Diplomatas, ao mesmo tempo em que também abordamos dois utilitários, um importado e outro nacional. Todos eles com diferentes, porém ricas trajetórias, que valem à pena contar, mas que analisadas conjuntamente também ajudam a descrever detalhes importantes da evolução do mercado e da indústria brasileira de automóveis, que se consolidou como uma das maiores do mundo em pouco mais de meio século.Representando os Diplomatas – versão ícone para os Opaleiros e que marcou época como modelo topo de linha no nosso mercado –, mostramos um personalizado que, apesar de manter basicamente o visual original, teve o motor devidamente “envenenado” e ganhou muitos “cavalos” a mais, para a alegria de seu segundo dono. Já o modelo que destacamos como raridade teve toda sua originalidade muito bem preservada, também por seu segundo proprietário, e, ao desfilar pelas ruas da Grande São Paulo, dá a impressão de ter saído da linha de montagem da GMB há poucos dias. Interessante também é a história do Diplomata que mostramos na seção Meu Opala, há 20 anos com a mesma família, tendo passado por três gerações. Tradição que deverá ser repassada aos herdeiros, conforme garante seu atual “tutor”.Já os representantes dos “operários” nesta edição são dois modelos que marcaram uma passagem de época importante na história do próprio País. O Opel Blitz 1954 é um caminhão leve trazido numa época em que começava a ser implantada a indústria nacional de veículos e, por isso mesmo, é um dos últimos representantes do Brasil “antigo”, onde praticamente tudo que tinha algum valor vinha de fora. Já a picape popularmente conhecida Expresso de Aço pode ser considerada como o primeiro modelo Chevrolet brasileiro verdadeiramente popular, apesar de terem sido produzidas pouco mais de 20 mil unidades de 1958 a 1964, mas sem dúvida foi a precursora do Opala e de toda linha GM que veio depois.Ainda para quem gosta de história mostramos em reportagem especial dois “dream cars” desenvolvidos com base no Opala e que encantaram os visitantes do 8o. Salão do Automóvel de São Paulo, realizado em 1972. São eles o luxuoso Las Vegas e o esportivo Águia/TransAm, que mesmo sem nunca terem entrado em linha de montagem, são sempre lembrados pelos fãs do Opala. Por fim, abordamos em serviço detalhes importantes sobre a correta manutenção da caixa de direção.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro Opala & CIA: Edição 22 de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Opala & CIA: Edição 22 de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Opala & CIA: Edição 22
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: